Sistemas de Energia Eléctrica II

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000728
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Energia Eléctrica I; Máquinas Eléctricas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria.

Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos conceitos, princípios e teorias que permitem explicar, compreender e prever o funcionamento estável e fiável dos sistemas de energia elétrica. No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de, nomeadamente: compreender os fundamentos dos fenómenos transitórios e o comportamento dinâmico dos geradores nos sistemas de energia elétrica; conhecer e aplicar métodos de análise e de resolução de problemas associados aos fenómenos transitórios; compreender os aspetos ligados à fiabilidade dos sistemas de energia nas vertentes de produção, transporte e distribuição; conhecer os indicadores de fiabilidade; adquirir competências em análise e síntese, comunicação, resolução de problemas, análise crítica e aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

Estabilidade Transitória.

Fiabilidade em Sistemas Electroprodutores.

Fiabilidade em Sistemas Compostos.

Fiabilidade em Sistemas de Distribuição.

Índices de fiabilidade relacionados com a continuidade de serviço.

Docente(s) responsável(eis)

Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste na resolução de exercícios práticos e em mini-testes frequentes, que promovam a aprendizagem contínua, e exame final, cada item com um peso de 50% no resultado final. Na avaliação, abrangendo toda a matéria lecionada, pretende-se focar, de forma clara, tanto os conceitos teóricos de base como a capacidade para resolver problemas complexos.: 100.0%

Bibliografia

Grainger, J., W. Stevenson, JR. Power System Analysis, MacGraw Hill, 1994.

Billinton, R., R. Aflan., Reliability Evaluation of Power Systems, Plenum Press, 1996.

Machowski, J., J. W. Bialek, J. R. Bumby, Power System Dynamics and Stability, John Wiley & Sons, 1997.

Weedy, B. M., B. J. Cory, Electric Power Systems, 4ª Edition, John Wiley & Sons, 1998.

Brown, Richard E., Electric Power Distribution Reliability, Marcel Dekker, Inc., 2002.