Introdução aos Accionamentos Eléctricos

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000706
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Máquinas Eléctricas I, Electrónica de Potência

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Para além dos aspetos teóricos, estas aulas incluem ainda a resolução de exercícios teórico-práticos que ilustram a aplicação dos conceitos teóricos a situações reais do mundo da engenharia, exigindo a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovendo ainda o espírito crítico face a problemas mais complexos. Aulas laboratoriais para efetuar uma validação experimental da maioria dos conceitos teóricos abordados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Apresentação dos fundamentos teóricos subjacentes à teoria generalizada das máquinas elétricas e aplicação da mesma ao estudo dos sistemas de controlo de velocidade das máquinas elétricas. Introdução dos conceitos básicos da variação de velocidade/posição dos motores elétricos usados na indústria na atualidade. Por último, pretende-se ainda que o aluno adquira uma visão transversal/integradora dos conhecimentos associados à área das máquinas elétricas e da eletrónica de potência.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos básicos sobre acionamentos elétricos: componentes constituintes dos mesmos e estudo da sua componente mecânica. Tipos de cargas mecânicas, equação de movimento, caixas de velocidades e redução do momento de inércia da carga ao veio do motor.

Teoria generalizada das máquinas elétricas: fasor espacial - definição e propriedades básicas; equações de tensão, fluxo, potência e binário das máquinas síncronas e assíncronas usando fasores espaciais; mudanças de referencial; Transformada alfa-beta-zero e Vector de Park.

Variação de velocidade e controlo escalar: funcionamento dos motores assíncronos a frequência variável; métodos de variação de velocidade da máquina de indução; arrancadores suaves; controlo escalar.

Controlo vetorial: fundamentos de controlo vetorial; controlo por orientação do campo rotórico (RFOC) de um motor de indução trifásico; controlo direto de binário (DTC) de um motor de indução trifásico; RFOC e DTC do motor síncrono de ímanes permanentes (PMSM).

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Teste laboratorial: 25.0%
Exame: 75.0%

Avaliação A
Teste laboratorial: 25.0%
Dois testes intercalares: 75.0%

Bibliografia

P. Vas (1998), Sensorless Vector and Direct Torque Control, Oxford University Press, New York.

I. Boldea, S. A. Nasar (2006), Electric Drives, 2nd edition, CRC Press, Boca Raton, 2006.

W. Leonhard (2001), Control of Electric Drives, 3rd edition, Springer-Verlag, New York.