Neurociências e processos psicológicos: Da investigação à clínica
1
2016-2017
02032626
Saúde
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Métodos expositivo, demonstrativo, role-playing, estudos de caso
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos sobre diversas áreas da psicologia, nomeadamente aquelas que mais relevância têm no âmbito médico: áreas nucleares da psicologia, tais como personalidade, emoção, memória, motivação, etc. Dominar as várias facetas destas áreas: neurobiológicas, de modo a compreender o seu funcionamento normal, bem como os mecanismos envolvidos na sua disfunção e quadros clínicos consequentes. Compreender a relevância da psicologia da saúde na compreensão e intervenção em processos de saúde e doença.
Estágio(s)
NãoPrograma
NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO
PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO
INTELIGÊNCIA
MOTIVAÇÃO E MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICOMETRIA
PERSONALIDADE
EMOÇÃO
PSICOLOGIA DA SAÚDE
SONO
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Albery I & Munafò M (2008). Key Concepts in Health Psychology. SAGE Publications, London.
Ayers S, Visser R (2010). Psychology for Medicine. Sage Publications.
Baum, Andrew, and Richard Contrada, eds. The handbook of stress science: Biology, psychology, and health. Springer Publishing Company, 2010.
Coaley K. An introduction to psychological assessment and psychometrics. Sage, 2014.
Cohen RJ, Mark ES, and S M Phillips. Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement . Mayfield Publishing Co,2010.
Gleitman H, Gross J, Reisberg D (2010). Psychology. 8th ed. W.W. Norton & Company, London.
Gross J J, ed. Handbook of emotion regulation. Guilford publications, 2013.
Buss DM and Patricia H. Hawley, eds. The evolution of personality and individual differences. Oxford University Press, 2010.