Gestão de Energia Eléctrica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02000684
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução aos Sistemas de Energia Eléctrica

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, dos princípios e teorias fundamentais, recorrendo a meios audiovisuais.

Aulas laboratoriais com execução de trabalhos práticos e análise de estudo de casos com posterior interpretação e discussão dos resultados. 

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão ficar com capacidade para identificar e avaliar o impacto da implementação de medidas de racionalização de consumos em diversas utilizações finais de energia, sendo também capazes de caracterizar consumos de energia recorrendo a instrumentação e/ou métodos de recolha de dados.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à utilização eficiente de energia elétrica;

Tipos de cargas eléctricas;

Auditorias energéticas;

Tarifários de eletricidade;

Utilização eficiente de energia em iluminação;

Utilização eficiente de energia em climatização;

Utilização eficiente de energia em força motriz;

Utilização eficiente de energia em outros usos finais;

Sistemas de gestão e monitorização de energia.

Docente(s) responsável(eis)

Humberto Manuel Matos Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Almeida, Aníbal; A. Gomes; C. Patrão; F. Ferreira; L. Marques; P. Fonseca and  R. Behnke (2007), "Manual Técnico de Gestão de Energia", ISR - Universidade de Coimbra, ISBN: 9789728822101, December 2007. 

 

S. Nadel, N. Elliot, S. Greenberg, M. Sheppard and A. de Almeida, "Energy Efficient Motor Systems", American Council for an Energy Efficient Economy, Washington, USA, Second Edition, 2002.

 

John Kreider and Yogi Goswami (ed.), Handbook of Conservation and Renewable Energy,  CRC Press,         ISBN: 9780849317309, CRC Press, Boca Raton, Florida, USA, 2015.

 

Material de apoio disponibilizado pelos docentes da unidade curricular