Electrónica de Potência

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02000662
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

 Circuitos Elétricos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, com recurso a meios audiovisuais, para exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios que permitam a consolidação de conceitos que exijam a conjugação de noções teóricas distintas e promovam o raciocínio crítico sobre o funcionamento das várias máquinas elétricas.

Aulas laboratoriais com execução de trabalhos experimentais, através do uso de módulos de hardware, com posterior tratamento e interpretação dos resultados. Realização de um pequeno projeto de hardware ou de simulação com entrega de relatório.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se transmitir ao aluno conhecimentos sobre a ação dos conversores de eletrónica de potência no controlo do fluxo de energia elétrica entre diferentes tipos de fontes (ac e dc) e diferentes tipos de cargas elétricas, como por exemplo no acionamento de máquinas elétricas (ac e dc), fontes de alimentação comutadas e em sistemas de energias renováveis, entre outras.

No final desta unidade curricular, os alunos devem saber distinguir os conversores de comutação natural dos conversores de comutação forçada e analisar o funcionamento de conversores AC-DC, DC-AC, DC-DC e AC-AC.

Para uma determinada aplicação específica, os alunos devem saber selecionar o conversor mais apropriado e selecionar os semicondutores mais adequados. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Eletrónica de Potência: Aplicações da Eletrónica de Potência; Classificação dos conversores de Eletrónica de Potência;

2. Principais características dos interruptores semicondutores de potência: Características estáticas; Perdas associadas aos conversores de potência; Características de comando dos semicondutores

3. Retificadores monofásicos e trifásicos não controlados, de comutação natural e comutação forçada: Aplicações e seleção do tipo de semicondutores; Conversor de meia ponte e ponte completa

4. Conversores DC-DC do tipo Buck, Boost, Buck-Boost e Cuk: Controlo da tensão de saída

5. Introdução aos conversores ressonantes e fontes comutadas: Vantagens deste tipo de conversores; Fontes comutadas isoladas e de múltiplas saídas.

6. Inversores monofásicos e trifásicos: Aplicações e classificação dos inversores; Técnicas de comando

7. Conversores AC-AC sem barramento DC intermédio: Configurações monofásica e trifásica

Docente(s) responsável(eis)

Fernando José Teixeira Estêvão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação 2
Outra: 20.0%
Projecto: 20.0%
Frequência: 60.0%

Avaliação 1
Projecto: 20.0%
Outra: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1. “Introduction to modern power electronics”, Andrzej M. Trzynadlowski, JohnWiley & Sons, Third edition, 2016.

2. “Power electronics : converters, applications, and design”, Ned Mohan,

Tore M. Undeland, William P. Robbins, John Wiley & Sons, Third edition, 2003.