Inovação e Empreendedorismo nos Transportes

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03019008
Área Científica
Urbanismo e Transportes
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não há requisitos específicos além das condições gerais de admissão ao ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição oral, análise de estudos de caso e resolução de exercícios práticos, maioritariamente em trabalhos de grupo.  

Resultados de Aprendizagem

Introdução à inovação e empreendedorismo com aplicação ao sector dos transportes e aos projectos de tese. Explicitação de conceitos e metodologias fundamentais e capacitação para a aplicação de ferramentas e abordagens sistemáticas para a inovação. Análise de tendências e modelos de negócio emergentes no sector dos transportes.

No final da unidade curricular os alunos deverão ter adquirido a capacidade para i) analisar a mudança e a inovação no sector dos transportes, segundo três planos - cliente/utilizador, organização, ambiente externo - e através da integração das vertentes técnicas, societais e de negócio; ii) identificar e criar oportunidades de investigação e inovação no sector e iii) liderar e gerir processos de inovação e mudança em organizações.

Estágio(s)

Não

Programa

Inovação e empreendedorismo (relevância e conceitos fundamentais)

Atitude e acção empreendedora

Panorama da inovação no sector dos transportes

Potencial de inovação da proposta de tese

Ideias, oportunidades e criação de propostas de valor para o cliente/utilizador

Da ciência e investigação à comercialização de novas tecnologias

Modelos de negócio emergentes no sector dos transportes

Criação de modelos de negócio

Ambiente de negócios e estratégia

Gestão da inovação e intra-empreendedorismo

Implementação de sistemas de inovação e de mudança em organizações

Análise económica e opções de financiamento de projectos inovadores

Desenvolvimento de negócios

Docente(s) responsável(eis)

João Miguel Fonseca Bigotte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Outra: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Aulet, B. (2013), “Disciplined Entrepreneurship”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.

Chan Kim, W. and Mauborgne (2005), “Blue Ocean Strategy”, Harvard Business School Publishing Corporation, Cambridge, MA.

Greenberg, D. et al. (2011), “The New Entrepreneurial Leader”, Berrett-Koehler Publishers, San Francisco, CA.

Keeley, L. et al. (2013), “Ten Types of Innovation”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.

Kotter, J.P. (2012), “Leading Change”, Harvard Business Review Press.

Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010), “Business Model Generation”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.

Osterwalder A. et al. (2014), “Value Proposition Design”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.

Ries, E. (2011), “The Lean Startup", Crown Business.

Saraiva, P.M. (2015), “Empreendedorismo", Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.

Wiesenthal, T. et al. (2011), “Mapping innovation in the European transport sector", Publications Office of the European Union.