Inovação e Empreendedorismo nos Transportes
1
2021-2022
03019008
Urbanismo e Transportes
Inglês
B-learning
Semestral
6.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não há requisitos específicos além das condições gerais de admissão ao ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral, análise de estudos de caso e resolução de exercícios práticos, maioritariamente em trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Introdução à inovação e empreendedorismo com aplicação ao sector dos transportes e aos projectos de tese. Explicitação de conceitos e metodologias fundamentais e capacitação para a aplicação de ferramentas e abordagens sistemáticas para a inovação. Análise de tendências e modelos de negócio emergentes no sector dos transportes.
No final da unidade curricular os alunos deverão ter adquirido a capacidade para i) analisar a mudança e a inovação no sector dos transportes, segundo três planos - cliente/utilizador, organização, ambiente externo - e através da integração das vertentes técnicas, societais e de negócio; ii) identificar e criar oportunidades de investigação e inovação no sector e iii) liderar e gerir processos de inovação e mudança em organizações.
Estágio(s)
NãoPrograma
Inovação e empreendedorismo (relevância e conceitos fundamentais)
Atitude e acção empreendedora
Panorama da inovação no sector dos transportes
Potencial de inovação da proposta de tese
Ideias, oportunidades e criação de propostas de valor para o cliente/utilizador
Da ciência e investigação à comercialização de novas tecnologias
Modelos de negócio emergentes no sector dos transportes
Criação de modelos de negócio
Ambiente de negócios e estratégia
Gestão da inovação e intra-empreendedorismo
Implementação de sistemas de inovação e de mudança em organizações
Análise económica e opções de financiamento de projectos inovadores
Desenvolvimento de negócios
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Outra: 20.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Aulet, B. (2013), “Disciplined Entrepreneurship”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.
Chan Kim, W. and Mauborgne (2005), “Blue Ocean Strategy”, Harvard Business School Publishing Corporation, Cambridge, MA.
Greenberg, D. et al. (2011), “The New Entrepreneurial Leader”, Berrett-Koehler Publishers, San Francisco, CA.
Keeley, L. et al. (2013), “Ten Types of Innovation”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.
Kotter, J.P. (2012), “Leading Change”, Harvard Business Review Press.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010), “Business Model Generation”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.
Osterwalder A. et al. (2014), “Value Proposition Design”, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey.
Ries, E. (2011), “The Lean Startup", Crown Business.
Saraiva, P.M. (2015), “Empreendedorismo", Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.
Wiesenthal, T. et al. (2011), “Mapping innovation in the European transport sector", Publications Office of the European Union.