Maquinas Eléctricas I

Ano
4
Ano lectivo
2015-2016
Código
02000651
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Electromagnetismo, Circuitos Eléctricos, Electrotecnia Aplicada

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Para além dos aspetos teóricos, estas aulas incluem ainda a resolução de exercícios teórico-práticos que ilustram a aplicação dos conceitos teóricos a situações reais do mundo da engenharia, exigindo a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovendo ainda o espírito crítico face a problemas mais complexos. Aulas laboratoriais para efetuar uma validação experimental da maioria dos conceitos teóricos abordados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram competências nos seguintes âmbitos: (i) transformadores trifásicos, em particular no que se refere aos seus regimes de funcionamento assimétricos; transformadores de medida e de proteção; transformadores especiais; (ii) máquinas assíncronas (Teoria Clássica): princípio de funcionamento; características de funcionamento em regime permanente; seleção e aplicação das mesmas.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - Transformadores Trifásicos: esquema equivalente e ensaios económicos; saturação e corrente de excitação; índices horários; paralelo de transformadores; cargas desequilibradas; regimes anormais de funcionamento; enrolamentos terciários; bancos de transformadores. Transformadores Especiais: autotransformadores; transformadores de medida e de proteção (corrente e tensão).

Módulo II - Máquinas Assíncronas (Teoria Clássica): tipos de enrolamento; distribuição de força magnetomotriz e tensões induzidas; campo girante; configurações rotóricas; esquema equivalente; ensaios económicos; características de funcionamento em regime permanente - binário eletromagnético, potência útil, rendimento e compensação do fator de potência, diagrama do círculo; efeitos da resistência rotórica; modos de funcionamento (motor, gerador, travão). Critérios de seleção e aplicação. Classes de serviço, fator de serviço. Classes de isolamento.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Teste laboratorial: 25.0%
Exame: 75.0%

Avaliação A
Teste laboratorial: 25.0%
Dois testes intercalares : 75.0%

Bibliografia

S. Chapman (2012), Electric Machinery Fundamentals, 5th edition, McGraw-Hill, New York.

A. Fitzgerald, C. Kingsley, S. Umans (2003), Electric Machinery, 6th edition, McGraw-Hill, New York.

Enrique Ras (1977), Transformadores de potência de medida e de protecção, Livraria Almedina, Coimbra.