Computação Gráfica

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000627
Área Científica
Geração e Processamento de Imagem
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos de programação em C e conhecimentos de Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Métodos de Ensino

As atividades pedagógicas são de três tipos:

2 Tipos de aulas:
     • Aulas destinadas à apresentação e discussão dos conteúdos programáticos
     • Aulas destinadas à aplicação de conceitos – programação

Trabalhos de grupo (2 alunos), destinados à realização de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos fundamentais sobre conceitos, algoritmos, tecnologias e arquiteturas de Computação Gráfica e Modelação Geométrica.

O foco da unidade curricular são os algoritmos e técnicas fundamentais da geração e manipulação de imagem em computador.

A unidade curricular dá importância ao desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conceitos adquiridos, através da sua implementação.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Computação Gráfica, Arquitetura de um Sistema Gráfico Interativo, Cor e Imagem, Sistemas Gráficos, Primitivas Gráficas, Modelos de Linhas, Transformações Geométricas Afins, Visualização em R2 e em R3, Transformações Projetivas, Modelos de Superfícies, Visibilidade, Iluminação, Sombreamento, Texturação, Modelos sólidos.

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos de Gouveia Teixeira

Métodos de Avaliação

Contínua
Participação ativa nas aulas e trabalhos de grupo: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Donald Hearn, M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, Prentice Hall, 2004.

David F. Rogers, Procedural Elements for Computer Graphics, MCB McGraw-Hill, 1997.

Martti Mäntylä, An Introduction to Solid Modeling, Computer Science Press, 1988.

Gerald Farin, Curves and Surfaces for CAGD – A practical guide, Academic Press, 1997.