Educação para as Carreiras
1
2019-2020
02032508
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Presencial. Exposição teórica, estudos de caso, análise, discussão e práticas de avaliação em contexto educativo.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a dimensão antropológica do fenómeno trabalho, como condição de historicidade do conceito de carreira.
Refletir sobre as vertentes sociológica, política e psicológica da vocação.
Estabelecer as implicações desenvolvimentistas dos fenómenos vocacionais para o contexto da educação para as carreiras.
Compreender a orientação profissional como um processo educativo, que se estende ao longo de toda a vida.
Utilizar os balanços de orientação e de competências e os portfolios de competências, como metodologias e práticas de ajuda na orientação educativa dos adultos e na permanente (re)construção dos seus projectos profissionais e pessoais de vida.
Analisar, de forma crítica, os modelos teóricos mais relevantes no domínio da educação para as carreiras.
Estágio(s)
NãoPrograma
A orientação educativa e profissional dos adultos
Formação Contínua e Educação Permanente.
Formação e identidades profissionais.
O Modelo da Qualificação e a reapropriação da identidade profissional.
O Modelo da Competência como resposta às insuficiências do modelo da Qualificação.
O reconhecimento de competências como novo espaço de formação e de (re)construção de projectos e identidades pessoais e profissionais.
Contextualização antropológica do trabalho - das sociedades nómadas às sociedades agrícolas e artesanais; as sociedades guerreiras e a noção de capital; da manufactura à maquinofactura - sociedades corporativas como antecedente histórico da revolução industrial e a emergência das noções de vocação e de carreira; o sedimento etnológico das sociedades sem trabalho como utopia para uma sociedade vocacional, ou a morte do conceito/vivência de carreira objetiva.
Teorias e modelos de educação para as carreiras.
Transições escola-mundo do trabalho.
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2001). O Modelo da Competência e os adultos portugueses não qualificados. Revista Portuguesa de Pedagogia, 35, 1.67-83.
D’Aboville. A., Bernié. M., & Carpentier. P. (2000). Entrependre un bilan de compétences et réussir son projet profissionnel. Paris :Dunod.
Ferreira, J., & Santos, E. (1998). Factores e contextos vocacionais: novas orientações para um novo milénio, Psychologica, 20, 85-91.
Guichard. J., & Huteau. M. (2001). Psychologie de l’Orientation. Paris :Dunod.
Lévy-Leboyer, C. (1993). Le bilan de compétences. Paris: Les Éditions d'Organisation.
Neff, W. (1985). Work and Human Behavior. New York: Aldine.
Santos, E., Ferreira, J., & Chaves, A. (2001). Implications of sociopolitical context for career services delivery, The Career Development Quarterly, 50, 45-55.
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