Educação para as Carreiras

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032508
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Presencial. Exposição teórica, estudos de caso,  análise, discussão e práticas de avaliação em contexto educativo.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a dimensão antropológica do fenómeno trabalho, como condição de historicidade do conceito de carreira.

Refletir sobre as vertentes sociológica, política e psicológica da vocação.

Estabelecer as implicações desenvolvimentistas dos fenómenos vocacionais para o contexto da educação para as carreiras.

Compreender a orientação profissional como um processo educativo, que se estende ao longo de toda a vida.

Utilizar os balanços de orientação e de competências e os portfolios de competências, como metodologias e práticas de ajuda na orientação educativa dos adultos e na permanente (re)construção dos seus projectos profissionais e pessoais de vida.

Analisar, de forma crítica, os modelos teóricos mais relevantes no domínio da educação para as carreiras.

Estágio(s)

Não

Programa

A orientação educativa e profissional dos adultos

Formação Contínua e Educação Permanente.

Formação e identidades profissionais.

O Modelo da Qualificação e a reapropriação da identidade profissional.

O Modelo da Competência como resposta às insuficiências do modelo da Qualificação.

O reconhecimento de competências como novo espaço de formação e de (re)construção de projectos e identidades pessoais e profissionais.

Contextualização antropológica do trabalho - das sociedades nómadas às sociedades agrícolas e artesanais; as sociedades guerreiras e a noção de capital; da manufactura à maquinofactura - sociedades corporativas como antecedente histórico da revolução industrial e a emergência das noções de vocação e de carreira; o sedimento etnológico das sociedades sem trabalho como utopia para uma sociedade vocacional, ou a morte do conceito/vivência de carreira objetiva. 

Teorias e modelos de educação para as carreiras.

Transições escola-mundo do trabalho.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2001). O Modelo da Competência e os adultos portugueses não qualificados. Revista Portuguesa de Pedagogia, 35, 1.67-83.

D’Aboville. A., Bernié. M., & Carpentier. P. (2000). Entrependre un bilan de compétences et réussir son projet profissionnel. Paris :Dunod.

Ferreira, J., & Santos, E. (1998). Factores e contextos vocacionais: novas orientações para um novo milénio, Psychologica, 20, 85-91.

Guichard. J., & Huteau. M. (2001). Psychologie de l’Orientation. Paris :Dunod.

Lévy-Leboyer, C. (1993). Le bilan de compétences. Paris: Les Éditions d'Organisation.

Neff, W. (1985). Work and Human Behavior. New York: Aldine.

Santos, E., Ferreira, J., & Chaves, A. (2001). Implications of sociopolitical context for career services delivery, The Career Development Quarterly, 50, 45-55.

Zarifian, P. (2001). Le Modèle de la Compétence. Paris: Editions Liaisons.

Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change. Int Journa.