Criação e Gestão de Empresas

Ano
5
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000580
Área Científica
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos associados à temática empresarial, com resolução de exercícios práticos que consolidem a aprendizagem e se aproximem das situações reais.

Aulas práticas dedicadas à resolução de casos práticos e elaboração do projecto, através da utilização dos conceitos teóricos, desenvolvendo o espírito crítico para resolução de desafios mais complexos, sempre aproximados da realidade empresarial.

Resultados de Aprendizagem

Motivar e orientar os alunos para a aquisição de competências e saberes de Gestão através do seu envolvimento, em equipa, em actividades que estimulam o empreendedorismo e os sentidos de organização e gestão.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Noções Gerais de Propriedade Industrial
  2. Gestão da Inovação
  3. Pessoas & Comércio
  4. O que é uma empresa
  5. Estratégia Empresarial e Definição Estratégica
  6. A Análise do Mercado e o Marketing
  7. Conceitos de Contabilidade e Fiscalidade Portuguesas
  8. Fontes de Financiamento para a criação de empresas
  9. Indicadores Financeiros e de Viabilidade.
  10. Como Fazer um "Elevator Pitch".
  11. O plano de negócios.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Catarina Simões Seguro

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Elevator pitch do projecto: 15.0%
Exame: 35.0%
Trabalho prático: 50.0%

Bibliografia

- Costa, HORÁCIO; “Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios”, 9ª edição Actualizada, Lidel-Edições Técnicas, Outubro de 2010.

- Martins, ANTÓNIO e outros; “Manual de Gestão Financeira Empresarial”, Coimbra Editora, Agosto de 2009.

- Lisboa, JOÃO e outros; "Introdução à Gestão de Organizações", 2ª Edição, VidaEconómica, Outubro de 2008.

- Freire, ADRIANO; "Estratégia - Sucesso em Portugal", 1ª Edição, Verbo, Março de 2008.

 

Ao longo do semestre serão fornecidos elementos adicionais que enriquecem significativamente a citada bibliografia de referência.