Criação e Gestão de Empresas
5
2014-2015
02000580
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos associados à temática empresarial, com resolução de exercícios práticos que consolidem a aprendizagem e se aproximem das situações reais.
Aulas práticas dedicadas à resolução de casos práticos e elaboração do projecto, através da utilização dos conceitos teóricos, desenvolvendo o espírito crítico para resolução de desafios mais complexos, sempre aproximados da realidade empresarial.
Resultados de Aprendizagem
Motivar e orientar os alunos para a aquisição de competências e saberes de Gestão através do seu envolvimento, em equipa, em actividades que estimulam o empreendedorismo e os sentidos de organização e gestão.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Noções Gerais de Propriedade Industrial
- Gestão da Inovação
- Pessoas & Comércio
- O que é uma empresa
- Estratégia Empresarial e Definição Estratégica
- A Análise do Mercado e o Marketing
- Conceitos de Contabilidade e Fiscalidade Portuguesas
- Fontes de Financiamento para a criação de empresas
- Indicadores Financeiros e de Viabilidade.
- Como Fazer um "Elevator Pitch".
- O plano de negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Catarina Simões Seguro
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Contínua
Elevator pitch do projecto: 15.0%
Exame: 35.0%
Trabalho prático: 50.0%
Bibliografia
- Costa, HORÁCIO; “Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios”, 9ª edição Actualizada, Lidel-Edições Técnicas, Outubro de 2010.
- Martins, ANTÓNIO e outros; “Manual de Gestão Financeira Empresarial”, Coimbra Editora, Agosto de 2009.
- Lisboa, JOÃO e outros; "Introdução à Gestão de Organizações", 2ª Edição, VidaEconómica, Outubro de 2008.
- Freire, ADRIANO; "Estratégia - Sucesso em Portugal", 1ª Edição, Verbo, Março de 2008.
Ao longo do semestre serão fornecidos elementos adicionais que enriquecem significativamente a citada bibliografia de referência.