Formação Ética e Deontológica

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032495
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Para trabalhar nas sessões presenciais (de duas horas cada e em número de quinze, perfazendo um total de trinta horas) e autonomamente, seleccionaram-se dois métodos que admitem diferentes tipos de estruturação, são eles:

- Exposição com debate;

- Seminários com apresentação de trabalhos realizados.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo da uc é aprofundar a reflexão sobre dimensão ética da intervenção educativa,a partir de conhecimento sobre grandes problemáticas de teor axiológico que se delineiam na escola,como instituição integrada na sociedade contemporânea.

A partir deste objectivo global,estabelecem-se competências em 3 domínios:

(1)Domínio cognitivo

-  Conhecer:adquirir/actualizar/rever conhecimentos

-  Compreender:reorganizar esses conhecimentos nas estruturas pré-existentes e estabelecer relações adequadas entre eles.

-  Analisar:identificar elementos críticos em diversos discursos e práticas com vista à sua sistematização.

(2)  Domínio afectivo

- Responder:empenhar-se na aquisição/actualização/revisão, compreensão e análise de conhecimentos.

- Valorizar:reconhecer importância aos conhecimentos tratados.

(3)  Aplicação

- Criticar:com base em conhecimentos, investir deliberadamente na apreciação de ideias e práticas.

-Realizar com base em conhecimentos, investir no debate de ideias e práticas

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1. O valor de educar

1.1. Humanidade e Educação e/ou Educação e Humanidade?

1.2. O interminável esforço de Sísifo ou a leveza do desabrochar?

1.3.O dever e a responsabilidade de ensinar

2. Profissionalidade em educação

2.1. Profissões ou semi-profissões?

2.2.Singularidades das profissões de educação

2.3. A flutuação da afirmação e do reconhecimento profissional

3. Paradigmas de pensamento, valores e educação

3.1. Das esquadrias morais ao relativismo axiológico ou existe uma terceira via?

3.2. Do elogio da convivência à vivência do individualismo

3.3. Do interesse superior à estratégia de sobrevivência

4. Dos deveres e dos direitos profissionais

4.1. Para com o conhecimento

4.2.Para com sociedade

4.3. Para com outrem (alunos, pares e outros profissionais, superiores hierárquicos, famílias e comunidade)

4.4. Para consigo mesmo

4.5. Para com a instituição

4.5. Para com a profissão

5. A formação deontológica

5.1. Que lugar, que modelos?

5.2. Uma proposta de formação

Síntese

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação
Realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados: 100.0%

Bibliografia

Brezinca,W.(1990).La educación em una sociedade en crisis,M.:Narcea

Cabanas,J.M.(2005).La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas.B.:PPU

Caetano,A.P.&Silva,M.L.(2009).Ética profissional e formação de professores.Sísifo,8,49-60

Castillo,E.G.(1988).Axiologia educativa.Granada:Ed.TAT

Cunha,P.(1995).Para uma deontologia da profissão docente.Brotéria,v.140,39-52 e135-153

Esteves,M.(s.d).Ética e deontologia profissional:uma reflexão e um debate necessários.O professor,4-6

Estrela,M.(1993).Profissionalismo docente e deontologia.Colóquio Ed. e Sociedade,4,185-210

Gervilla,E.(1993).Postmodernidad y educación.Dykinson

Monteiro,A.R.(2002).Proposições para uma deontología da educação.Itinerários:investigar em educação.Lisb.:FC-UL

Monteiro,A.R.(2005).Deontologia das profissões da educação.Coimb.:Almedina

Santos,J.M.(2008).Valores e deontologia docente.Revista Iberoamericana de Educación, 47,2–14

Silva,L.(s.d).Para um código deontológico dos professores.Colóquio Ed. e Sociedade