Formação Ética e Deontológica
1
2019-2020
02032495
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Para trabalhar nas sessões presenciais (de duas horas cada e em número de quinze, perfazendo um total de trinta horas) e autonomamente, seleccionaram-se dois métodos que admitem diferentes tipos de estruturação, são eles:
- Exposição com debate;
- Seminários com apresentação de trabalhos realizados.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da uc é aprofundar a reflexão sobre dimensão ética da intervenção educativa,a partir de conhecimento sobre grandes problemáticas de teor axiológico que se delineiam na escola,como instituição integrada na sociedade contemporânea.
A partir deste objectivo global,estabelecem-se competências em 3 domínios:
(1)Domínio cognitivo
- Conhecer:adquirir/actualizar/rever conhecimentos
- Compreender:reorganizar esses conhecimentos nas estruturas pré-existentes e estabelecer relações adequadas entre eles.
- Analisar:identificar elementos críticos em diversos discursos e práticas com vista à sua sistematização.
(2) Domínio afectivo
- Responder:empenhar-se na aquisição/actualização/revisão, compreensão e análise de conhecimentos.
- Valorizar:reconhecer importância aos conhecimentos tratados.
(3) Aplicação
- Criticar:com base em conhecimentos, investir deliberadamente na apreciação de ideias e práticas.
-Realizar com base em conhecimentos, investir no debate de ideias e práticas
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. O valor de educar
1.1. Humanidade e Educação e/ou Educação e Humanidade?
1.2. O interminável esforço de Sísifo ou a leveza do desabrochar?
1.3.O dever e a responsabilidade de ensinar
2. Profissionalidade em educação
2.1. Profissões ou semi-profissões?
2.2.Singularidades das profissões de educação
2.3. A flutuação da afirmação e do reconhecimento profissional
3. Paradigmas de pensamento, valores e educação
3.1. Das esquadrias morais ao relativismo axiológico ou existe uma terceira via?
3.2. Do elogio da convivência à vivência do individualismo
3.3. Do interesse superior à estratégia de sobrevivência
4. Dos deveres e dos direitos profissionais
4.1. Para com o conhecimento
4.2.Para com sociedade
4.3. Para com outrem (alunos, pares e outros profissionais, superiores hierárquicos, famílias e comunidade)
4.4. Para consigo mesmo
4.5. Para com a instituição
4.5. Para com a profissão
5. A formação deontológica
5.1. Que lugar, que modelos?
5.2. Uma proposta de formação
Síntese
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação
Realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados: 100.0%
Bibliografia
Brezinca,W.(1990).La educación em una sociedade en crisis,M.:Narcea
Cabanas,J.M.(2005).La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas.B.:PPU
Caetano,A.P.&Silva,M.L.(2009).Ética profissional e formação de professores.Sísifo,8,49-60
Castillo,E.G.(1988).Axiologia educativa.Granada:Ed.TAT
Cunha,P.(1995).Para uma deontologia da profissão docente.Brotéria,v.140,39-52 e135-153
Esteves,M.(s.d).Ética e deontologia profissional:uma reflexão e um debate necessários.O professor,4-6
Estrela,M.(1993).Profissionalismo docente e deontologia.Colóquio Ed. e Sociedade,4,185-210
Gervilla,E.(1993).Postmodernidad y educación.Dykinson
Monteiro,A.R.(2002).Proposições para uma deontología da educação.Itinerários:investigar em educação.Lisb.:FC-UL
Monteiro,A.R.(2005).Deontologia das profissões da educação.Coimb.:Almedina
Santos,J.M.(2008).Valores e deontologia docente.Revista Iberoamericana de Educación, 47,2–14
Silva,L.(s.d).Para um código deontológico dos professores.Colóquio Ed. e Sociedade