Formação Ética e Deontológica
1
2017-2018
02032495
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Para trabalhar nas sessões presenciais (de duas horas cada e em número de quinze, perfazendo um total de trinta horas) e autonomamente, seleccionaram-se dois métodos que admitem diferentes tipos de estruturação, são eles:
- Exposição com debate;
- Seminários com apresentação de trabalhos realizados.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da uc é aprofundar a reflexão sobre dimensão ética da intervenção educativa,a partir de conhecimento sobre grandes problemáticas de teor axiológico que se delineiam na escola,como instituição integrada na sociedade contemporânea.
A partir deste objectivo global,estabelecem-se competências em 3 domínios:
(1)Domínio cognitivo
- Conhecer:adquirir/actualizar/rever conhecimentos
- Compreender:reorganizar esses conhecimentos nas estruturas pré-existentes e estabelecer relações adequadas entre eles.
- Analisar:identificar elementos críticos em diversos discursos e práticas com vista à sua sistematização.
(2) Domínio afectivo
- Responder:empenhar-se na aquisição/actualização/revisão, compreensão e análise de conhecimentos.
- Valorizar:reconhecer importância aos conhecimentos tratados.
(3) Aplicação
- Criticar:com base em conhecimentos, investir deliberadamente na apreciação de ideias e práticas.
-Realizar com base em conhecimentos, investir no debate de ideias e práticas
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. O valor de educar
1.1. Humanidade e Educação e/ou Educação e Humanidade?
1.2. O interminável esforço de Sísifo ou a leveza do desabrochar?
1.3.O dever e a responsabilidade de ensinar
2. Profissionalidade em educação
2.1. Profissões ou semi-profissões?
2.2.Singularidades das profissões de educação
2.3. A flutuação da afirmação e do reconhecimento profissional
3. Paradigmas de pensamento, valores e educação
3.1. Das esquadrias morais ao relativismo axiológico ou existe uma terceira via?
3.2. Do elogio da convivência à vivência do individualismo
3.3. Do interesse superior à estratégia de sobrevivência
4. Dos deveres e dos direitos profissionais
4.1. Para com o conhecimento
4.2.Para com sociedade
4.3. Para com outrem (alunos, pares e outros profissionais, superiores hierárquicos, famílias e comunidade)
4.4. Para consigo mesmo
4.5. Para com a instituição
4.5. Para com a profissão
5. A formação deontológica
5.1. Que lugar, que modelos?
5.2. Uma proposta de formação
Síntese
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados: 100.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Brezinca,W.(1990).La educación em una sociedade en crisis,M.:Narcea
Cabanas,J.M.(2005).La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas.B.:PPU
Caetano,A.P.&Silva,M.L.(2009).Ética profissional e formação de professores.Sísifo,8,49-60
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Cunha,P.(1995).Para uma deontologia da profissão docente.Brotéria,v.140,39-52 e135-153
Esteves,M.(s.d).Ética e deontologia profissional:uma reflexão e um debate necessários.O professor,4-6
Estrela,M.(1993).Profissionalismo docente e deontologia.Colóquio Ed. e Sociedade,4,185-210
Gervilla,E.(1993).Postmodernidad y educación.Dykinson
Monteiro,A.R.(2002).Proposições para uma deontología da educação.Itinerários:investigar em educação.Lisb.:FC-UL
Monteiro,A.R.(2005).Deontologia das profissões da educação.Coimb.:Almedina
Santos,J.M.(2008).Valores e deontologia docente.Revista Iberoamericana de Educación, 47,2–14
Silva,L.(s.d).Para um código deontológico dos professores.Colóquio Ed. e Sociedade