Modelos de Ensino e Formação de Professores

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032489
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Método expositivo; apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos; análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os estudantes devem:

- conhecer os principais modelos de ensino;

- saber aplicar os modelos de ensino a situações instrucionais específicas;

- compreender a importância do conhecimento sobre os modelos de ensino na formação de professores;

- conhecer e analisar diversas perspetivas e teorias que permitem estruturar a formação de professores;

- compreender a importância da adopção de uma leitura eclética dessas perspetivas e teorias com vista à tomada de decisões no que respeita à formação de professores;

- analisar as exigências normativo-legais respeitantes à formação de professores, articulando-as com o conhecimento  académico disponível;

- ponderar as tarefas docentes e as circunstâncias em que ocorrem com vista à planificação, desenvolvimento e avaliação da formação de professores.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

 

1. Modelos de ensino: principais categorias

1.1. Modelos behavioristas

- Instrução direta

- "Mastery learning"

1.2. Modelos de ensino socio-construtivistas

- Descoberta e investigação

- Aprendizagem baseada em problemas

- Suporte

- Aprendizagem situada

1.3. Modelos de processamento da informação

- Memorização e aquisição de conhecimentos

- Organização, integração e elaboração de conhecimentos

 

2. Formação de professores

2.1. Diversidade de perspectivas e de teorias

- Tradicionais

- Correlacionais (do presságio e do processo-produto)

- Cognitivistas

- Reflexiva, etnográfica e personalista

- Axiológica

- Acerca da possibilidade de uma leitura ecléctica dessas perspectivas e teorias

2.2. Função docente e suas circunstâncias

- Enquadramento normativo-legal: áreas de competência

- Tarefas atribuídas aos professores

2.3. Organização da formação

 

Síntese

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Damião, H. (2009). O estudo do ensino: principais linhas de investigação. In Reis, Boavida & Bento (149-163). Escola: problemas e desafios. Guarda: CEI

Estrela, T. (1999). Da (im)possibilidade actual de definir critérios de qualidade da formação de professores. Psicologia, Educação e Cultura, vol III, nº 1, 9-30.

Estrela, T. (2002). Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, vol. 11, nº 1, 17-29.

Festas, I. (2015). A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa. 41(3), p. 713-728 DOI: 10.1590/S1517-9702201507128518

Joyce, B., Weil, M., & Calhoun, E. (2011). Models of teaching. Boston: Pearson.

OCDE (2005). Teachers matter. Paris. OCDE.

Shulman, S. (2005). Conocimiento y enseñanza. Revista de currículum y formación del profesorado, 9 (2), 1-30.