Modelos de Ensino e Formação de Professores
1
2019-2020
02032489
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Método expositivo; apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos; análise e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
- conhecer os principais modelos de ensino;
- saber aplicar os modelos de ensino a situações instrucionais específicas;
- compreender a importância do conhecimento sobre os modelos de ensino na formação de professores;
- conhecer e analisar diversas perspetivas e teorias que permitem estruturar a formação de professores;
- compreender a importância da adopção de uma leitura eclética dessas perspetivas e teorias com vista à tomada de decisões no que respeita à formação de professores;
- analisar as exigências normativo-legais respeitantes à formação de professores, articulando-as com o conhecimento académico disponível;
- ponderar as tarefas docentes e as circunstâncias em que ocorrem com vista à planificação, desenvolvimento e avaliação da formação de professores.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. Modelos de ensino: principais categorias
1.1. Modelos behavioristas
- Instrução direta
- "Mastery learning"
1.2. Modelos de ensino socio-construtivistas
- Descoberta e investigação
- Aprendizagem baseada em problemas
- Suporte
- Aprendizagem situada
1.3. Modelos de processamento da informação
- Memorização e aquisição de conhecimentos
- Organização, integração e elaboração de conhecimentos
2. Formação de professores
2.1. Diversidade de perspectivas e de teorias
- Tradicionais
- Correlacionais (do presságio e do processo-produto)
- Cognitivistas
- Reflexiva, etnográfica e personalista
- Axiológica
- Acerca da possibilidade de uma leitura ecléctica dessas perspectivas e teorias
2.2. Função docente e suas circunstâncias
- Enquadramento normativo-legal: áreas de competência
- Tarefas atribuídas aos professores
2.3. Organização da formação
Síntese
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Damião, H. (2009). O estudo do ensino: principais linhas de investigação. In Reis, Boavida & Bento (149-163). Escola: problemas e desafios. Guarda: CEI
Estrela, T. (1999). Da (im)possibilidade actual de definir critérios de qualidade da formação de professores. Psicologia, Educação e Cultura, vol III, nº 1, 9-30.
Estrela, T. (2002). Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, vol. 11, nº 1, 17-29.
Festas, I. (2015). A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa. 41(3), p. 713-728 DOI: 10.1590/S1517-9702201507128518
Joyce, B., Weil, M., & Calhoun, E. (2011). Models of teaching. Boston: Pearson.
OCDE (2005). Teachers matter. Paris. OCDE.
Shulman, S. (2005). Conocimiento y enseñanza. Revista de currículum y formación del profesorado, 9 (2), 1-30.