Inovação Pedagógica
1
2020-2021
02032478
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição teórica sobre os tópicos do programa. Debate sobre a temática, participação numa comunidade virtual de aprendizagem e reflexão crítica sobre práticas docentes inovadoras. Criação de recursos educativos.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se refletir sobre a inovação pedagógica como uma área de conhecimento, de investigação e de prática. Neste sentido, são abordadas as orientações conceptuais e metodológicas sobre as práticas de ensino inovadoras que configuram a formação de professores. O estudante deve ser capaz de:
Compreender o conceito inovação pedagógica e os seus atributos principais;
Analisar o papel do professor na investigação e inovação pedagógica;
Compreender práticas pedagógicas mediadas pelas TIC em sessões presenciais e online, particularmente com dispositivos móveis;
Compreender as exigências da aprendizagem online e as alterações introduzidas pelos MOOCs;
Analisar casos de inovação pedagógica;
Produzir recursos educativos interativos (mapas de conceitos, podcasts, quizzes, etc.);
Planificar e avaliar um projeto pedagógico inovador.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A inovação pedagógica e a investigação em educação
1.1. As actuais exigências inovadoras e o interesse crescente pela investigação-ação
1.2. Conceito de inovação e seus principais atributos
1.3. O papel do professor na investigação e na inovação pedagógica
1.4. A investigação-ação enquanto metodologia de pesquisa e prática de mudança
1.5. Efeitos da investigação-ação na formação de professores
2. Recursos educativos para fomentar a inovação
2.1. Mapas de conceitos e mapas mentais
2.2. Quizzes
2.3. Podcasts
2.4. Jogos
2.5. Gamificação
3. Teorias e práticas pedagógicas inovadoras
3.1. Comunidades de Aprendizagem e Comunidades de Prática
3.2. Construtivismo, conectivismo e osMassively Online Open Courses (MOOCs)
3.3. Pedagogias Emergentes e os Personal Learning Environments (PBLs)
3.4. Projetos educativos inovadores
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Construção de portefólio individual que vise o acompanhamento do processo de planificação de um projecto inovador: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Area, M., & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar, nº 38, vol. XIX, 13-20.
Cardoso, A. P. (2014). Desafios para a formação docente: Investigação-ação e inovação pedagógica. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Carvalho, A. A., & Aguiar, C. A. (Orgs.) (2010). Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto. Santo Tirso: De Facto.
Carvalho, A. A. (2012). Mobile Learning: rentabilizar os dispositivos móveis dos alunos para aprender. In A. A. Carvalho (Org.), Aprender na era digital: jogos e mobile learning (pp. 149-163). Santo Tirso: De Facto.
Vieluf, S., Kaplan, D., Klieme, E., & Bayer, S. (2012). Teaching practices and pedagogical innovation: Evidence from TALIS. OCDE Publishing.
Thomas, K., & Muga, H. (2014). Handbook oh research on pedagogical innovations for sustainable development. Hershey: IGI Global.