Inovação Pedagógica

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032478
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição teórica sobre os tópicos do programa. Debate sobre a temática, participação numa comunidade virtual de aprendizagem e reflexão crítica sobre práticas docentes inovadoras. Criação de recursos educativos.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se refletir sobre a inovação pedagógica como uma área de conhecimento, de investigação e de prática. Neste sentido, são abordadas as orientações conceptuais e metodológicas sobre as práticas de ensino inovadoras que configuram a formação de professores. O estudante deve ser capaz de:

Compreender o conceito inovação pedagógica e os seus atributos principais;

Analisar o papel do professor na investigação e inovação pedagógica; 

Compreender práticas pedagógicas mediadas pelas TIC em sessões presenciais e online, particularmente com  dispositivos móveis; 

Compreender as exigências da aprendizagem online e as alterações introduzidas pelos MOOCs;

Analisar casos de inovação pedagógica;

Produzir recursos educativos interativos (mapas de conceitos, podcasts, quizzes, etc.);

Planificar e avaliar um projeto pedagógico inovador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A inovação pedagógica e a investigação em educação

1.1. As actuais exigências inovadoras e o interesse crescente pela investigação-ação

1.2. Conceito de inovação e seus principais atributos

1.3. O papel do professor na investigação e na inovação pedagógica

1.4. A investigação-ação enquanto metodologia de pesquisa e prática de mudança

1.5. Efeitos da investigação-ação na formação de professores

 

2. Recursos educativos para fomentar a inovação

2.1. Mapas de conceitos e mapas mentais

2.2. Quizzes

2.3. Podcasts

2.4. Jogos

2.5. Gamificação

 

3. Teorias e práticas pedagógicas inovadoras

3.1. Comunidades de Aprendizagem e Comunidades de Prática

3.2. Construtivismo, conectivismo e osMassively Online Open Courses (MOOCs)

3.3. Pedagogias Emergentes e os Personal Learning Environments (PBLs)

3.4. Projetos educativos inovadores

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Construção de portefólio individual que vise o acompanhamento do processo de planificação de um projecto inovador: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Area, M., & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar,  nº 38, vol. XIX, 13-20.

Cardoso, A. P. (2014). Desafios para a formação docente: Investigação-ação e inovação pedagógica. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Carvalho, A. A., & Aguiar, C. A. (Orgs.) (2010). Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto. Santo Tirso: De Facto.

Carvalho, A. A. (2012). Mobile Learning: rentabilizar os dispositivos móveis dos alunos para aprender. In A. A. Carvalho (Org.), Aprender na era digital: jogos e mobile learning (pp. 149-163). Santo Tirso: De Facto.

Vieluf, S., Kaplan, D., Klieme, E., & Bayer, S. (2012). Teaching practices and pedagogical innovation: Evidence from TALIS. OCDE Publishing.

Thomas, K., & Muga, H. (2014). Handbook oh research on pedagogical innovations for sustainable development. Hershey: IGI Global.