Psicologia das Representações e Interações Educativas

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032467
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo e discussão em grupo. Realização de exercícios práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Psicologia das Representações e Interações Educativas privilegia o estudo das representações sociais e das interações como perspectivas complementares na análise das situações educativas, designadamente de tipo escolar. Pretende-se que no final do curso os estudantes estejam em condições de descrever e analisar os processos psicossociais que ocorrem nas escolas e salas de aula e desenvolvam, simultaneamente, competências de investigação e de intervenção no domínio da educação

Resultados de aprendizagem:

Conhecer o conceito de representação social e sua utilização no campo educativo

Identificar as variáveis sociocognitivas e motivacionais relacionadas com o rendimento académico e profissional

Identificar as variáveis moderadoras e mediadoras do efeito de expectativa em meio escolar

Conhecer técnicas de estudo do campo representativo

Conhecer estratégias de aprendizagem cooperativa

Estágio(s)

Não

Programa

1. Representações no campo educativo

1.1. A escola como cultura: representações, crenças e expectativas sobre a vida organizacional das escolas

1.2. Representações dos atores

1.3. Representações dos saberes

1.4. Representações do sucesso e fracasso

1.5. Representações e identidade profissional

2. Representações e ação educativa: efeito de expectativa

2.1. Variáveis mediadoras

2.2. Variáveis moderadoras

3. Interações educativas

3.1. Interação professor-aluno: sistemas de análise das interacções

3.2. Interação entre pares: dimensão sócio-afectiva

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Apresentação oral ou discussão individual do trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. NY: Routledge

Bidarra, M. G. (2002). Uma leitura da teoria dos construtos pessoais à luz da psicologia social do conhecimento. Psychologica, 30, 129-149

Costa, J. A. (1996). Imagens organizacionais da escola. Porto:Edições ASA

Clairborn, D. C., Kerr, B. A., & Strong, S. R. (1992). Group interventions in the schools. In T. B. Gutkin & Reynolds (Eds.), The handbook of school psychology (2nd ed., pp. 703-732). New York: John Wiley & Sons

Freitas, L.V., & Freitas, C. V. (2002). Aprendizagem cooperativa. Porto: ASA

Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill

Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Paris: Armand Colin

Teddlie, C., & Reynolds, D. (2000).The international handbook of school effectiveness research. NY: Falmer Press