Psicologia das Representações e Interações Educativas
1
2019-2020
02032467
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo e discussão em grupo. Realização de exercícios práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Psicologia das Representações e Interações Educativas privilegia o estudo das representações sociais e das interações como perspectivas complementares na análise das situações educativas, designadamente de tipo escolar. Pretende-se que no final do curso os estudantes estejam em condições de descrever e analisar os processos psicossociais que ocorrem nas escolas e salas de aula e desenvolvam, simultaneamente, competências de investigação e de intervenção no domínio da educação
Resultados de aprendizagem:
Conhecer o conceito de representação social e sua utilização no campo educativo
Identificar as variáveis sociocognitivas e motivacionais relacionadas com o rendimento académico e profissional
Identificar as variáveis moderadoras e mediadoras do efeito de expectativa em meio escolar
Conhecer técnicas de estudo do campo representativo
Conhecer estratégias de aprendizagem cooperativa
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Representações no campo educativo
1.1. A escola como cultura: representações, crenças e expectativas sobre a vida organizacional das escolas
1.2. Representações dos atores
1.3. Representações dos saberes
1.4. Representações do sucesso e fracasso
1.5. Representações e identidade profissional
2. Representações e ação educativa: efeito de expectativa
2.1. Variáveis mediadoras
2.2. Variáveis moderadoras
3. Interações educativas
3.1. Interação professor-aluno: sistemas de análise das interacções
3.2. Interação entre pares: dimensão sócio-afectiva
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Apresentação oral ou discussão individual do trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. NY: Routledge
Bidarra, M. G. (2002). Uma leitura da teoria dos construtos pessoais à luz da psicologia social do conhecimento. Psychologica, 30, 129-149
Costa, J. A. (1996). Imagens organizacionais da escola. Porto:Edições ASA
Clairborn, D. C., Kerr, B. A., & Strong, S. R. (1992). Group interventions in the schools. In T. B. Gutkin & Reynolds (Eds.), The handbook of school psychology (2nd ed., pp. 703-732). New York: John Wiley & Sons
Freitas, L.V., & Freitas, C. V. (2002). Aprendizagem cooperativa. Porto: ASA
Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill
Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Paris: Armand Colin
Teddlie, C., & Reynolds, D. (2000).The international handbook of school effectiveness research. NY: Falmer Press