Conceções e Práticas Reflexivas em Educação
1
2019-2020
02032456
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Parte teórica : 1) leitura, síntese e apresentação oral na aula de um texto relativo a CPRE;
2) apresentação oral na aula do texto estudado
3) participação activa no fórum
Parte prática : 1) concepção, desenvolvimento e avaliação de uma narrativa baseada na vida do professor, do aluno, da sala de aula ou da escola;
2) apresentação oral na aula da narrativa
3) partilha e discussão activa no fórum ;
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como grande finalidades dotar os futuros Mestres das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados na reflexão crítica e fundamentada sobre temas e práticas relacionadas com a vida nas escolas.
Em particular:
Conhecer modelos de formação reflexiva e narrativa;
Compreender as implicações pedagógicas das estratégias reflexivas;
Desenvolver competências de supervisão pedagógica baseadas em estrategias reflexivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Educar, ensinar e aprender – enquadramentos gerais
- Modelos de formação de professores – entendimentos e desafios
- A educação reflexiva do professor – concepções e práticas
- A aprendizagem como construção do conhecimento – a TFC
- Estratégias de formação reflexiva: histórias, narrativas, histórias de vida e (auto)biografias
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Bibliografia
Alarcão I. (2003) Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora.
Pessoa Mendes, T. (2002). Em torno da reflexão – (im)pressões e (ex)pressões em educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1,2 e 3), 375-386.
Pessoa Mendes, T. (2003). A Educação reflexiva do professor – Razões e implicações ao nível da formação inicial. In Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon nº8 (vol.10) ano 7º - Actas VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía (edição em CD-Rom).
Pessoa Mendes, T. (2004). Aprender a pensar como professor pelo estudo e escrita de casos. Psychologica, 477-491.
Rodriguez, A., & Pessoa, T. (Coord.). (2011). A Vida nas Escolas – Casos para formação de professores . Coimbra: Imprensa na Universidade Coimbra
Rodriguez Marcos, A., & Pessoa, T. (Coord. ). (2014). La práctica cotidiana en los colégios: Casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro.