Conceções e Práticas Reflexivas em Educação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032456
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Parte teórica : 1) leitura, síntese e apresentação oral na aula de um texto relativo a CPRE;

2) apresentação oral na aula do texto estudado

3) participação activa no fórum

Parte prática : 1) concepção, desenvolvimento e avaliação de uma narrativa baseada na vida do professor, do aluno, da sala de aula ou da escola;

2) apresentação oral na aula da narrativa

3) partilha e discussão activa no fórum ;     

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os futuros Mestres das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados na reflexão crítica e fundamentada sobre temas e práticas relacionadas com a vida nas escolas.

Em particular:

Conhecer modelos de formação reflexiva e narrativa;

Compreender as implicações pedagógicas das estratégias reflexivas;

 Desenvolver competências de  supervisão pedagógica baseadas em estrategias reflexivas.

Estágio(s)

Não

Programa

- Educar, ensinar e aprender – enquadramentos gerais

- Modelos de formação de professores – entendimentos e desafios

- A educação reflexiva do professor – concepções e práticas

- A aprendizagem como construção do conhecimento – a TFC

- Estratégias de formação reflexiva:  histórias, narrativas, histórias de vida e (auto)biografias 

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%

Bibliografia

Alarcão I. (2003) Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora.

Pessoa Mendes, T. (2002). Em torno da reflexão – (im)pressões e (ex)pressões em educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1,2 e 3), 375-386.

Pessoa Mendes, T. (2003).  A Educação reflexiva do professor – Razões e implicações ao nível da formação inicial. In Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon nº8 (vol.10) ano 7º - Actas VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía (edição em CD-Rom).

Pessoa Mendes, T. (2004). Aprender a pensar como professor pelo estudo e escrita de casos. Psychologica, 477-491.

Rodriguez, A., & Pessoa, T. (Coord.). (2011). A Vida nas Escolas – Casos para formação de professores . Coimbra: Imprensa na Universidade Coimbra

Rodriguez Marcos, A., & Pessoa, T. (Coord. ). (2014). La práctica cotidiana en los colégios: Casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro.