Mercados e Qualidade de Energia

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032444
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas do tipo magistral com exposição teóricas das matérias que constam do programa. Sempre que seja conveniente para a clarificação dos conceitos apresentados na exposição teórica serão resolvidos problemas teórico-práticos. Poderá haver também lugar à discussão quer de estudos de caso quer de trabalhos de monografia desenvolvidos pelos alunos. Poderá também haver lugar à apresentação de palestras por parte de especialistas sobre tópicos específicos da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão ficar a saber as formas de comercialização de energia e serviços nos SEE, bem como serem capazes de caracterizar o caso português. Deverão também compreender os diferentes aspetos da qualidade de serviço em sistemas de energia elétrica e os indicadores de desempenho. Conhecer e saber aplicar os normativos relativos à qualidade de serviço de energia. Entender as causas e consequências dos problemas de falha de qualidade de energia e apontar soluções. Ser capaz de analisar situações concretas em termos regulatórios e técnicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Mercados de electricidade - introdução

Evolução organizacional do sector

Serviços de rede

O MIBEL e o caso português

Introdução à Qualidade de Energia. Continuidade de serviço: Indicadores de desempenho e índices de fiabilidade. Cavas de tensão e interrupções curtas da alimentação: Causas principais, efeitos e soluções reparadoras. Sobretensões com origem em manobras e com origem atmosférica. Harmónicas de tensão e corrente: Distorção harmónica, causas principais da ocorrência de harmónicos, definições de potência em sistemas não-lineares, soluções reparadoras para eliminação dos harmónicos. Variações de Tensão de Longa Duração. Flutuação e Tremulação da Tensão. Monitorização da Qualidade de Energia. Sobretensões e transitórios eletromagnéticos. Regulamentação e normalização da qualidade de energia: Regulamento de Qualidade de Serviço e outras normas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Dugan R.C, M.F. McGranaghan, Surya Santoso, H.W. Beaty (2002) – Electrical Power System Quality, Second Edition MacGraw Hill.

- Regulamento de Qualidade de Serviço (RQS), ERSE 2006

- Apontamentos dos professores