Comunicações nas Redes Elétricas Inteligentes

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02032433
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos compatíveis com a conclusão da Licenciatura em Engenharia Electrotecnica e de Computadores (ou similar) e bom domínio da língua inglesa

Métodos de Ensino

Exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais, complementadas com a resolução de exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão propostos aos alunos diferentes tipos de trabalhos, dependendo da especialização dos alunos, para realizar ao longo do semestre, e que deverão dar origem a um relatório e apresentação oral no final do semestre, seguida de discussão em grupo em que a participação dos alunos será devidamente considerada. Sempre que possível serão convidados especialistas para apresentação de palestras e organizadas visitas técnicas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram conceitos sobre comunicações nas redes elétricas inteligentes (smart grid). Tendo como objetivo ser uma unidade curricular transversal a várias especializações, serão introduzidos tópicos relevantes no contexto de uma rede de comunicações e tópicos relevantes na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Os alunos devem ficar a conhecer as aplicações no contexto das redes elétricas inteligentes suportadas pelas redes de comunicação, assim como a infra-estrutura de comunicação nas redes elétricas inteligentes. Devem ainda ser capazes de selecionar as tecnologias de acesso relevantes de acordo com a aplicação em vista. Os alunos deverão adquirir conhecimentos sobre os protocolos de comunicação mais relevantes, nomeadamente os que suportam as comunicações necessárias à tele-contagem inteligente e à automação da distribuição. Finalmente os alunos deverão adquirir conceitos base de segurança em redes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Elementos básicos de um sistema de energia elétrica

2. Introdução às redes elétricas inteligentes

3. Aplicações das redes elétricas inteligentes

4. Elementos básicos de um sistema de comunicação

5. Redes de comunicação nas redes elétricas inteligentes

6. Tecnologias de acesso nas redes elétricas inteligentes

7. Protocolos de comunicação nas redes elétricas inteligentes

8. Segurança nas redes elétricas inteligentes

Docente(s) responsável(eis)

Rita Cristina Girão Coelho da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 30.0%
Frequência: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Alberto Sendin, Miguel A. Sanchez-Fornie, Iñigo Berganza, Javier Simon, Iker Urrutia, Telecommunication Networks for the Smart Grid, Artech House, 2016.

Kenneth C. Budka, Jayant G. Deshpande, Marina Thottan, Communication Networks for Smart Grids - Making Smart Grid Real, Springer. 2014