Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03018904
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Informação
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês, além do que é exigido à entrada do Ciclo de Estudos.

Métodos de Ensino

No módulo de comunicação científica,  a avaliação tem duas componentes: contínua, baseada no desempenho nas aulas (5%) e um teste escrito (5%).

Na escrita da proposta de tese, um orientador (provisório) é atribuído tão cedo quanto possível no início do ano letivo em função dos interesses manifestados pelo estudante durante a entrevista de seleção. Durante este período, o estudante efetua a leitura de artigos e outra bibliografia científica e realiza um trabalho de investigação em articulação com o orientador. O estudante elabora uma proposta preliminar (resumo de 1 página, em inglês) e apresenta oralmente o trabalho em curso no início do 2º semestre. A avaliação consiste na defesa pública do projeto de tese perante um júri (90%). A defesa tem a duração máxima de duas horas, incluindo uma apresentação oral pelo candidato com a duração máxima de 20 minutos.

Estágio(s)

Não

Programa

Comunicação científica:
• Métodos eficazes de leitura, organização textual, resumo
• Tópicos de gramática
• Análise do discurso académico
• Planeamento e apresentação de uma comunicação oral
• Escrita argumentativa
Na escrita da proposta de tese, os conteúdos são definidos caso a caso pelo orientador na forma de um plano de trabalhos que descreva o tema a investigar, refira oportunidades de investigação no âmbito desse tema e inclua bibliografia de suporte ao início dos trabalhos.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Santos do Carmo Madeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua em Comunicação Científica: 5.0%
Frequência: 5.0%
Documento com o Projeto de Tese e sua apresentação e discussão perante júri em prova pública: 90%. Submissão de Proposta Preliminar e sua discussão pública é condição necessária para a aprovação na unidade curricular: 90.0%

Bibliografia

A definir caso a caso pelo orientador em função do tema a investigar | To be defined by the supervisor on a case-by-case basis depending on the research topic.