Métodos de Investigação 2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03018897
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os exigidos à entrada no Ciclo de Estudos

Métodos de Ensino

O método de ensino inclui:

- palestras sobre as abordagens metodológicas;

- revisão de literatura exemplificava de cada abordagem;

- exercício de produção, comunicação e revisão crítica de estudos em ambiente simulado, utilizando as abordagens qualitativas

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa desenvolver competências para a apreciação crítica e produção de investigação científica com base em métodos qualitativos relevantes no contexto das ciências e tecnologias da informação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao Research Design e Métodos Qualitativos

2. Pressupostos filosóficos e enquadramentos interpretativos

3. O Desenho de um estudo qualitativo

4. Abordagens Qualitativas e suas práticas metodológicas

4.1 Narrativa

4.2 Fenomenológica

4.3 Grounded Theory

4.4 Etnográfica

4.5 Case Study

5. Introdução e foco do estudo

6. Recolha de Dados, codificação e análise de conteúdo

7. Análise de dados qualitativos, representação e computação

8. Comunicação de estudos qualitativos

9. Critérios de Validação, Confiança e Avaliação Crítica

10. Design Research, Action Research e os wicked problems  

11. Mix-methods studies: a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e Discussão de Estudos: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

John W. Crewell (2012). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, SAGE Publications, Mar 14, 2012

John W. Crewell (2014). A Concise Introduction to Mixed Methods Research, SAGE Publications, Apr 22, 2014

Selected papers exemplifying qualitative research studies