Métodos de Investigação 1
1
2021-2022
03018886
Ciências e Tecnologias da Informação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês (nível B1).
Métodos de Ensino
Os dois módulos são apresentados de forma magistral, incluindo a discussão de casos de estudo. A avaliação consiste num exame (50%) e num projeto com entrega de relatório e discussão (50%).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolvimento de capacidades de realização de investigação científica com base em métodos quantitativos. Aquisição de competências de análise e síntese, organização e planeamento, investigação, tomada de decisão, raciocínio crítico, auto-crítica e auto-avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Introdução
1. Ciência, tecnologia e investigação
2. Pensamento crítico e pensamento científico
3. Integridade e conduta
II. Métodos de investigação quantitativos em informática
1. Modelação
2. Métodos formais
3. Métodos experimentais
4. Simulação computacional.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Filipe dos Santos Coelho Paquete
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
1. G. Dodig-Crnkovic, Theory of Science, 2003.
2. ESF and ALLEA, The European Code of Conduct for Research Integrity, Strasbourg: Ireg, 2011.
3. A. V. Aho and J. D. Ullman, Foundations of Computer Science, W. H. Freeman, 1992.
4. M. Kirby and G. Dangelmayr, Mathematical Modeling: A Comprehensive Introduction, in preparation (draft).
5. R. Sheldon, Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Academic Press, 2009.
6. P. Cohen, Empirical Methods for Artificial Intelligence, MIT Press, 1995.
7. T. Bartz-Beielstein, M. Chiarandini, L. Paquete, and M. Preuss, Experimental Methods for the Analysis of Optimization Algorithms, Springer, 2010.
8. K. Dooley (2002), “Simulation research methods,” in Companion to Organizations, Joel Baum (ed.), London: Blackwell, p. 829-848, 2002.
9. J. P. Davis, K. M. Eisenhardt and C. B. Bingham, “Developing theory through simulation methods,” Academy of Management Review, 32(2):480-499, 2007.