Métodos de Investigação 1
1
2020-2021
03018886
Ciências e Tecnologias da Informação
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês (nível B1).
Métodos de Ensino
Os conteúdos são apresentados de forma magistral, incluindo a discussão de casos de estudo. A avaliação consiste na elaboração de um relatório sobre desenho e análise de experiências (50%) e de uma frequência (50%). Não há avaliação por exame.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolvimento de capacidades de realização de investigação científica com base em métodos quantitativos. Aquisição de competências de análise e síntese, organização e planeamento, investigação, tomada de decisão, raciocínio crítico, auto-crítica e auto-avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
- Ciência, tecnologia e investigação
- Pensamento crítico e pensamento científico
- Integridade e conduta
Métodos de investigação quantitativos em informática
- Modelação
- Métodos formais
- Métodos experimentais
- Simulação computacional.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Mira da Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
- G. Dodig-Crnkovic, Theory of Science, 2003.
- ESF and ALLEA, The European Code of Conduct for Research Integrity, Strasbourg: Ireg, 2011
- A. V. Aho and J. D. Ullman, Foundations of Computer Science, W. H. Freeman, 1992.
- M. Kirby and G. Dangelmayr, Mathematical Modeling: A Comprehensive Introduction, in preparation (draft).
- R. Sheldon, Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Academic Press, 2009.
- P. Cohen, Empirical Methods for Artificial Intelligence, MIT Press, 1995.
- T. Bartz-Beielstein, M. Chiarandini, L. Paquete, and M. Preuss, Experimental Methods for the Analysis of Optimization Algorithms, Springer, 2010.
- K. Dooley (2002), “Simulation research methods,” in Companion to Organizations, Joel Baum (ed.), London: Blackwell, p. 829-848, 2002.
- J. P. Davis, K. M. Eisenhardt and C. B. Bingham, “Developing theory through simulation methods,” Academy of Management Review, 32(2):480-499, 2007