Métodos de Investigação 1

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03018886
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Informação
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês (nível B1).

Métodos de Ensino

Os conteúdos são apresentados de forma magistral, incluindo a discussão de casos de estudo. A avaliação consiste na elaboração de um relatório sobre desenho e análise de experiências (50%) e de uma frequência (50%). Não há avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolvimento de capacidades de realização de investigação científica com base em métodos quantitativos. Aquisição de competências de análise e síntese, organização e planeamento, investigação, tomada de decisão, raciocínio crítico, auto-crítica e auto-avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

  • Ciência, tecnologia e investigação
  • Pensamento crítico e pensamento científico
  • Integridade e conduta

 

Métodos de investigação quantitativos em informática

  • Modelação
  • Métodos formais
  • Métodos experimentais
  • Simulação computacional.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Mira da Fonseca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

  • G. Dodig-Crnkovic, Theory of Science, 2003.
  • ESF and ALLEA, The European Code of Conduct for Research Integrity, Strasbourg: Ireg, 2011
  • A. V. Aho and J. D. Ullman, Foundations of Computer Science, W. H. Freeman, 1992.
  • M. Kirby and G. Dangelmayr, Mathematical Modeling: A Comprehensive Introduction, in preparation (draft).
  • R. Sheldon, Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Academic Press, 2009.
  • P. Cohen, Empirical Methods for Artificial Intelligence, MIT Press, 1995.
  • T. Bartz-Beielstein, M. Chiarandini, L. Paquete, and M. Preuss, Experimental Methods for the Analysis of Optimization Algorithms, Springer, 2010.
  • K. Dooley (2002), “Simulation research methods,” in Companion to Organizations, Joel Baum (ed.), London: Blackwell, p. 829-848, 2002.
  • J. P. Davis, K. M. Eisenhardt and C. B. Bingham, “Developing theory through simulation methods,” Academy of Management Review, 32(2):480-499, 2007