Processamento Digital de Sinal
1
2022-2023
02000515
Telecomunicações
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Probabilidades e Estatística; Processamento de Sinal
Métodos de Ensino
Aulas expositórias com apresentação dos conceitos e com a resolução de exemplos práticos de aplicação e demonstrações de funcionamento.
Aulas laboratoriais com execução de trabalhos computacionais de simulação relacionados com os tópicos abordados.
Avaliação:
A avaliação contínua compreende a realização de testes teórico-práticos (60%) e a realização de trabalhos laboratoriais (40%).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram uma forte formação no domínio do processamento determinístico e estatístico de sinais discretos no tempo. As competências conferidas irão permitir a abordagem e o desenvolvimento das modernas aplicações e algoritmos do processamento de sinal nas diversas áreas do conhecimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Processamento multirritmo de sinais
Decimação, expansão, interpolação de banda limitada. Bancos de filtros.
2. Processos estocásticos discretos no tempo
Conceito de processo estocástico e de estimação. Estimação da autocorrelação. Processos harmónico e ruído branco. Processos estocásticos regulares: AR, MA e ARMA.
3. Estimação espetral de potência
Periodograma. Métodos clássicos de suavização. Método da máxima entropia. Métodos estruturais.
4. Filtros ótimos
Filtragem de Wiener. Equações de Wiener-Hopf. Casos práticos: cancelamento de eco; cancelamento de ruído, predição linear; redução de ruído no tempo e na frequência.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel dos Santos Perdigão
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 30.0%
Exame: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
S. Mitra, Digital Signal Processing: A Computer-Based Approach, McGraw-Hill, 3rd. ed., 2005.
Monson H. Hayes, Statistical Digital Signal Processing and Modeling, John Wiley, 1996.
Oppenheim and Schafer, Discrete-Time Signal Processing, 3rd edition, Pearson, 2010.