Métodos e Técnicas de Investigação

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02032366
Área Científica
Investigação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos específicos para esta unidade curricular, mas é recomendado que os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos ao nível da estatística.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, abrangendo:

1) Exposição de conteúdos para cada tema com recurso a meios audiovisuais;

 2) Resolução de problemas metodológicos recorrendo a exercícios de aplicação prática com programas de análise de dados.

Os estudantes optarão por um de dois regimes de avaliação, a) ou b):

a) Avaliação periódica (dois testes teórico/práticos - Tipo A + Tipo C – 50% cada prova de avaliação) realizados durante o semestre

b) Exame final (abarcando toda a matéria lecionada - Tipo A + Tipo C – 100%)

Trabalhos de grupo (a definir)

Participação em projetos de investigação (a definir)

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação consiste no desenvolvimento de competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica em ciências sociais e humanas, através do estudo de processos fundamentais e estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação de resultados.

Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos estejam em condições de:

1) equacionar e delimitar um problema, situando-o teoricamente e analisando de forma crítica as investigações de que foi objeto;

2) elaborar um projeto de investigação, com indicação dos objetivos e fundamentação das hipóteses a testar;

3) executar um plano de investigação, respeitando as condições necessárias ao estabelecimento da validade dos resultados;

4) recolher, organizar e tratar os dados;

5) interpretar e discutir os resultados, extraindo conclusões e implicações;

6) apresentar o relatório final da investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

.  INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA

 - Conceitos básicos

- Planos de investigação e hipóteses científicas

- Etapas na investigação

2. ANÁLISE DE DADOS EM SPSS

- Construção de bases de dados

- Escalas de medida

- Estatísticas descritiva e inferencial

- Cálculo e processamento de variáveis

- Estatísticas paramétricas e não paramétricas

- Interpretação de outputs

3. ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO

 3.1  Investigações experimentais

- Das hipóteses científicas à planificação das experiências 

- Variáveis independentes e dependentes

- Planos experimentais

- Planos uni e multifatoriais

3.2  Investigações quasi-experimentais

3.3  Investigações não experimentais

- Problemas de validação e relevância prática

- Coeficientes de correlação: significação e variância partilhada

- Correlação, previsão e causalidade

- Coeficientes de determinação e de regressão

- Análise da regressão múltipla e modelação causal

- Análise fatorial e psicometria

4. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO PRÁTICA (SPSS e AMOS).

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Pacheco Miguel

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina

Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(2008). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage

Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences. Mahwah, NJ: Erlbaum

Crano, W. D., & Brewer, M. B. (2002). Principles and methods of social research (2nded.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum

Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences. New York: Brooks/Cole

Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (2012). Beginning behavioral research: A conceptual primer. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall

Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin

Vogt, W. P., & Johnson, R. (2011). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for thesocial sciences.