Métodos e Técnicas de Investigação
2
2021-2022
02032366
Investigação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos específicos para esta unidade curricular, mas é recomendado que os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos ao nível da estatística.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, abrangendo:
1) Exposição de conteúdos para cada tema com recurso a meios audiovisuais;
2) Resolução de problemas metodológicos recorrendo a exercícios de aplicação prática com programas de análise de dados.
Os estudantes optarão por um de dois regimes de avaliação, a) ou b):
a) Avaliação periódica (dois testes teórico/práticos - Tipo A + Tipo C – 50% cada prova de avaliação) realizados durante o semestre
b) Exame final (abarcando toda a matéria lecionada - Tipo A + Tipo C – 100%)
Trabalhos de grupo (a definir)
Participação em projetos de investigação (a definir)
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação consiste no desenvolvimento de competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica em ciências sociais e humanas, através do estudo de processos fundamentais e estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação de resultados.
Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos estejam em condições de:
1) equacionar e delimitar um problema, situando-o teoricamente e analisando de forma crítica as investigações de que foi objeto;
2) elaborar um projeto de investigação, com indicação dos objetivos e fundamentação das hipóteses a testar;
3) executar um plano de investigação, respeitando as condições necessárias ao estabelecimento da validade dos resultados;
4) recolher, organizar e tratar os dados;
5) interpretar e discutir os resultados, extraindo conclusões e implicações;
6) apresentar o relatório final da investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
. INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA
- Conceitos básicos
- Planos de investigação e hipóteses científicas
- Etapas na investigação
2. ANÁLISE DE DADOS EM SPSS
- Construção de bases de dados
- Escalas de medida
- Estatísticas descritiva e inferencial
- Cálculo e processamento de variáveis
- Estatísticas paramétricas e não paramétricas
- Interpretação de outputs
3. ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO
3.1 Investigações experimentais
- Das hipóteses científicas à planificação das experiências
- Variáveis independentes e dependentes
- Planos experimentais
- Planos uni e multifatoriais
3.2 Investigações quasi-experimentais
3.3 Investigações não experimentais
- Problemas de validação e relevância prática
- Coeficientes de correlação: significação e variância partilhada
- Correlação, previsão e causalidade
- Coeficientes de determinação e de regressão
- Análise da regressão múltipla e modelação causal
- Análise fatorial e psicometria
4. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO PRÁTICA (SPSS e AMOS).
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Pacheco Miguel
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina
Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(2008). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage
Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences. Mahwah, NJ: Erlbaum
Crano, W. D., & Brewer, M. B. (2002). Principles and methods of social research (2nded.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum
Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences. New York: Brooks/Cole
Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (2012). Beginning behavioral research: A conceptual primer. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall
Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin
Vogt, W. P., & Johnson, R. (2011). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for thesocial sciences.