Marketing

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02032340
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Alguns conhecimentos da área de Marketing.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing na vida empresarial. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing. As novas tendências de marketing, a par do marketing relacional, merecerão uma cuidadosa abordagem. Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.

Os objectivos da aprendizagem incluem dois aspectos: a aquisição dos conceitos genéricos de marketing e o desenvolvimento das competências técnicas para trabalhar em todo o tipo de organizações. Desta forma, as aulas expositivas permitem aos alunos adquirir conhecimentos genéricos sobre marketing. O estudo de casos reais, com a elaboração de trabalhos de grupo, nomeadamente de planos de marketing sobre as mais diversas empresas, faculta aos alunos a capacidade de escolha e a utilização de ferramentas adequadas em contexto de trabalho.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I- Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais de marketing
2. Evolução do papel do marketing
Parte II- Estudo do mercado
3.Análise do mercado e dos seus intervenientes
4.Estudos de mercado
5.Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III- Segmentação e Diferenciação
6.Segmentação de mercado
7.Escolha do mercado-alvo
8.Posicionamento da Oferta
Parte IV- Políticas de Marketing
9. Produto
10. Preço
11. Distribuição
12. Comunicação
Parte V- As Especificidades do Marketing de Serviços
Parte VI- O Marketing Relacional e as Novas Tendências do Marketing
Parte VII- O Plano de Marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Anabela Maria Bello da Silveira Figueiredo Marcos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Kotler, P. e Armstrong, G. (2008), Princípios de Marketing, Pearson:Prentice-Hall
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J. V. (2015), Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, Lisboa, Publicações D. Quixote.
Lambin, Jean-Jacques (2000), Marketing Estratégico, Portugal, McGraw-Hill.
Brito, Carlos Melo, Lencastre, Paulo de (coordenadores) (2014), Novos Horizontes do Marketing, Lisboa, D.Quixote.
Kotler, P., Kartajaya, H. e Setiwan, I. (2010), Marketing 3.0, Actual Editora.
Nunes, J.C. e Cavique, L. (2004), Plano de Marketing – Estratégia em Acção, Dom Quixote.
Westwood, J. (2008), O Plano de Marketing, 3ª edição, Editora M. Books.