Inovação e Gestão da Mudança
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2019-2020
02032334
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Teoria da organização.
Métodos de Ensino
As aulas têm uma componente teórica (acervo bibliográfico) e uma componente prática (resolução de casos práticos em sala de aula e análise e discussão de um artigo científico).
Resultados de Aprendizagem
São objetivos desta unidade curricular transmitir aos alunos um conjunto de conceitos relacionados com a inovação e gestão da mudança, assim como os principais modelos de abordagem à temática, e os principais determinantes, constrangimentos e desafios durante a implementação e desenvolvimento da inovação e mudança organizacional. Pretende-se que os alunos saibam identificar, diferenciar e relacionar os conceitos, assim como os modelos de abordagem teórica, que saibam diagnosticar as determinantes e condicionantes à mudança, assim como apresentar soluções para lidar de forma bem-sucedida com a realidade encontrada.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Inovação e mudança Organizacional
1.1.Contexto de mercado e enquadramento teórico
1.2. Definição de conceitos e seu relacionamento
1.3. Processo de inovação
1.3.1. Criatividade versus inovação
1.3.2. Classificação, fatores e modelos de inovação
1.4. Processo de mudança
1.4.1. Inovação versus mudança organizacional
1.4.2. Classificação, fatores e modelos de implementação da mudança
II – Adaptação à mudança: condicionantes e desafios
2.1. Informação e tecnologia
2.2. Parcerias
2.3. Inovação
2.4. Gestão do conhecimento
2.5. Gestão de competências
2.6. Flexibilidade e agilidade
2.7. Ética e responsabilidade social
III – Liderança e liderados: Características e aptidões
3.1. Inteligência emocional
3.2. Gestão do tempo
3.2. Gestão de conflitos, resiliência e tomada de decisão
3.3. Delegação versus empowerment
3.4. Mindset como fator crítico de sucesso
IV – Inovação e mudança no setor público e setor privado
4.1. Indicadores de avaliação
4.2. Comparações internacionais
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Céu Colaço Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
Caetano, A. (2001). Mudança e intervenção organizacional, in, J.M. C Ferreira, J. Neves e A. Caetano (Eds.), Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill
Castro, J.T, Cunha, A., e Leal, M. (2008). Organizações em tempo real – o papel dos sistemas de informação. Lisboa: Edições Sílabo.
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., e Cardoso, C. (2006). Inovação: Mudar, descobrir, adaptar, In Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.
Drucker, P.F. (1993). Innovation and Entrepreneurship. NY: Harper Collins.
Dweck, C.S. (2006). Mindset – the new psychology of success. NY: Random House.
Galpin, T.J. (2000). O Lado Humano da Mudança – Um guia prático para a mudança organizacional. Lisboa: Edições Sílabo.
Ministério do trabalho e da solidariedade social (2010). Criatividade e Inovação. Cadernos Sociedade e Trabalho n.º14.
Mozzicafreddo, J., e Gomes, J.S. (Orgs.) (2011). Projetos de Inovação na Gestão Pública. Lisboa: Mundos Sociais.