Mecânica dos Fluidos

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01006062
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Física Geral e Análise Matemática 1 e 2.

Métodos de Ensino

Aulas teórico com exposição e demonstração dos conceitos de base, recorrendo frequentemente a meios audiovisuais e a visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Dep. Eng. Civil da Universidade de Coimbra.

Aulas TP onde os alunos resolvem exercícios de carácter mais aplicado, com maior volume de cálculo e executam, em grupo, ensaios laboratoriais que são posteriormente objeto de relatório. 

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação de base sobre o comportamento de fluidos em repouso ou em escoamento, tendo em vista aplicações de engenharia do ambiente. É estruturada através de uma sucessão de matérias que vão da análise dimensional às propriedades físicas dos fluidos, passando de pois para a análise do fluido em repousos e depois em movimento, assegurando a introdução dos conceitos de base e também de um conjunto importante de aplicações. Todas estas matérias se centram sobre a análise de fenómenos de transporte (de quantidade de movimento, de energia e de massa) que ocorrem em escoamentos de fluidos nas mais diversas aplicações práticas inerentes ao exercício da profissão.     

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos fundamentais. Análise dimensional. Propriedades físicas dos fluidos. Distribuição de pressão num fluido. Hidrostática. Relações integrais aplicadas a um volume de controlo. Relações diferenciais aplicadas a um elemento de fluido. Regime laminar e regime turbulento. Equação de Bernoulli. Escoamento permanente no interior de condutas. Leis de resistência. Perda de carga em válvulas e turbinas, e ganhos de carga em bombas. 

Docente(s) responsável(eis)

José Simão Antunes do Carmo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

[1] Massey, B. ; Mecânica dos Fluidos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002.

[2] Novais-Barbosa, J. - “Mecânica dos Fluídos e Hidráulica Geral”, Porto Editora, Porto, 1985, Lisboa, 1983.

[3] Oliveira L. A. e A. G. Lopes (2016) – "Mecânica dos Fluidos" (5ª ed.).ETEP - LIDEL.

[4] Oosthuizen, Patrick H.; Carscallen, W. E. (2013). Introduction to Compressible Flow (2nd ed.). CRC Press. ISBN 978-1439877913.

[5] Quintela, A. - “Hidráulica”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1981.

[6] White, F. M. (2016) Fluid Mechanics (8th ed). McGraw-Hill Education, New York. (também disponíveis edições em Português).

[7] Yunus A. Çengel, John M. Cimbala, Mecânica dos Fluídos – Fundamentos e Aplicações, McGraw-Hill , 2007.