Análise e Decisão Estratégica

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032276
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Teoria da Organização e de Gestão.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise e Decisão Estratégica e uma metodologia de avaliação mista. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as alunos/as compreendam em profundidade a importância da análise estratégica para a formulação e decisão da Estratégia numa organização. Pretende-se que desenvolvam capacidades concetuais ao nível da análise estratégica que permitam basear a competitividade da organização numa superior capacidade de análise. Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- INTRODUÇÃO

2- ANÁLISE ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA

3- MISSÃO E ESTRATÉGIA

4- ANÁLISE ESTRATÉGICA

4.1- ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE

4.1.1- Meio Envolvente Contextual

4.1.2- Meio Envolvente Transaccional

4.1.3- Análise da Indústria

4.1.4- Análises de portfolio

4.2- ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

4.2.1- Recursos

4.2.2- A análise das Competências Centrais

4.2.3- Análise SWOT e nova SWOT

5- IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

DESS, Gregory G.; LUMPKIN, G. T.; EISNER, Alan B. – Strategic management: text and cases. 4th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. [BP 658 DES]

FLEISHER, Craig S.; BENSOUSSAN, Babette E. – Strategic and competitive analysis: methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River: Pearson/Prentice Hall, 2003. [BP 658 FLE]

GRANT, Robert M. – Contemporary strategy analysis. 6th ed. Malden : Blackwell Publishing, 2008. [BP 658 GRA].