Comportamento Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02032259
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Facilidade de ler e compreender a língua inglesa.

Métodos de Ensino

Das atividades correntes fazem parte:  (a) Trabalhos de Grupo – apresentação e discussão de pelo menos um tema nas aulas práticas; (b) Participação nas discussões e trabalhos desenvolvidos nas aulas.  Regime presencial é obrigatório de pelo menos 75%. Ficam automaticamente excluídos do regime de avaliação contínua, os alunos que obtenham uma classificação inferior a 7,5 valores em qualquer dos Testes, ou não respeitem as condições e os termos definidos pelo docente no que diz respeito às Atividades Correntes.

Resultados de Aprendizagem

a) Identificar os principais debates e correntes na área do Comportamento Organizacional; b) Compreender os principais fatores e dinâmicas que influenciam o comportamento e o sucesso das organizações num mundo em constante mudança; c) Avaliar as distintas asserções do trabalho nas organizações, bem como as atitudes perante ele; d) Compreender o significado de processos organizacionais, em particular no que diz respeito ao identificar, captar e reter competências; e) Compreender o significado e dinâmicas de carreira, de orientações e de valores, de modo a identificar políticas organizacionais que permitam gerir a diversidade nas organizações; f) Identificar fatores que determinam a identificação dos indivíduos com as organizações e suas dinâmicas em relação com a performance; g) Identificar e propor políticas que permitam reter o talento nas organizações; h) Compreender as relações de poder e as dinâmicas culturais suscitadas pelo(s) comportamento(s) organizacional(nais).

Estágio(s)

Não

Programa

I - Era global e organizações num mundo em mudança; 1.1 A Nova Competitividade; 1.2 Mudança Organizacional; 1.3 Inovação e Gestão do Conhecimento; 1.4 Outsourcing, Delayering, Downsizing; II–Flexibilidade organizacional e tendências contemporâneas nas relações de emprego; 2.1 Empresa Flexível: Dimensões contemporâneas do significado de trabalho e carreira; 2.2 Mudança na estrutura das carreiras e no conceito de sucesso; 2.3 Identificação organizacional e commitment; 2.4 Contracto psicológico; 2. 5 Capital Intelectual e humano ; 2.6 Valor humano e social; 2.7 Implicações e desafios para a gestão; III- O poder e negociação nas organizações; 3.1 Liderança formal e informal 3.2 Conhecimento como poder; 3.3 Da liderança transacional à transformacional; 3.4 O desafio para as sociedades ocidentais; IV- Cultura Organizacional e Operacional; 4.1 Cultura organizacional e clima no local de trabalho; 4.2 Liderança e cultura; 4.3 Organização Aprendente; 4.4 Eficiência organizacional e operacional.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

FURNHAM, Adrian - People management in turbulent times. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2009.
HANDBOOK of top management teams. Edited by Frank Bournois [et al.]. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2010.
KLIKAUER, Thomas – Critical management ethics. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2010.
McGILCHRIST, Iain - The master and his emissary : the divided brain and the making of the Western world. New Haven : Yale University Press, 2010.
McKenna, E. (2011, 5th Edition). Business Psychology and Organizational Behaviour. Psychology Press- Taylor & Francis Group
OXFORD (THE) handbook of work and organization. Edited by Stephen Ackroyd [et al.]. Oxford : Oxford University Press, 2006.
Shore, L. M., Coyle-Shapiro, J. A-M. Lois E. Tetrick, L. E.. (Ed. 2012). The employee–organization relationship, Routledge Academic.
SMITH, A.C.T & SUTHERLAND, F.M. (2012). Philosophies of Organizational Change. Edward Elgar
TEECE, David (2012). Strategy, Innovation and the Theory of the Firm. Edward Elgar.