Gestão da Qualidade
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2022-2023
02032241
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Teoria da Organização.
Métodos de Ensino
- Avaliação individual escrita de conhecimentos
Aplicação de casos de estudo para resolução em sala de aula (em grupos de trabalho)
- Análise e interpretação de um artigo científico (com resultados empíricos) sobre gestão da qualidade (um artigo por cada aluno).
Resultados de Aprendizagem
Pretende transmitir-se aos alunos os conceitos de gestão da qualidade e qualidade total, as principais abordagens e modelos de gestão da qualidade, assim como o conhecimento de instrumentos de medição e avaliação da qualidade nas organizações públicas e privadas.
Pretende-se que os alunos dominem os conceitos da gestão da qualidade e outros conceitos associados, conheçam os modelos e sistemas de qualidade e saibam aplicar as métricas e formas de avaliação em casos práticos da vida das organizações modernas, valorizando, deste modo, a capacidade analítica e crítica do aluno.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Gestão da Qualidade: Enquadramento, Conceito e aplicabilidade
- Características e importância da qualidade
- Perspetiva histórica da gestão da qualidade: um século de evolução
- Principais abordagens da qualidade
- Da Gestão da qualidade à Qualidade Total: Conceitos associados
II Gestão da Qualidade de Serviço
- Conceito de serviço e características
- Modelos de qualidade de serviço
- Medição da qualidade de serviço
- Excelência como vantagem competitiva: Modelo da EFQM
III Planeamento e Implementação da Gestão da Qualidade
- Planear o sistema
- Implementação de um programa de qualidade total
- Abordagem japonesa à produtividade: o JIT
IV Medição, Avaliação e Melhoria da Qualidade
- Custos de prevenção, inspeção e de falhas
- Controle, inspeção e metrologia
- Técnicas e ferramentas do controle de qualidade
- Organização internacional de padronização: certificação ISO 9001:2008
V Gestão da Qualidade e competitividade organizacional
- Outras abordagens versus Gestão da Qualidade.
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Céu Colaço Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
Bank, J. (1998). Qualidade Total – Manual de Gestão. Lisboa: Edições CETOP.
Branco, R.F. (2008). O Movimento da Qualidade em Portugal. Vida Económica: Porto.
Camp, R.C. (1993). Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Lda.
Dale, B. e Cooper, C. (1995). Qualidade Total e Recursos Humanos. Lisboa: Editorial Presença.
Castro, J.A.T., Cunha, A.C., e Leal, M.J. (2008). Organizações em tempo real – O papel dos sistemas de informação. Lisboa: Edições Sílabo.
Cruz, C. P. (2005). Balanced Scorecard: Concentrar uma organização no que é essencial! Porto: Vida Económica.
Pinto, A. R. (2007). Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo. Pinto, S. S. (2003). Gestão de Serviços: A Avaliação da Qualidade. São Paulo: Editorial Sílabo.