Gestão da Qualidade

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02032241
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria da Organização.

Métodos de Ensino

- Avaliação individual escrita de conhecimentos

 Aplicação de casos de estudo para resolução em sala de aula (em grupos de trabalho)

- Análise e interpretação de um artigo científico (com resultados empíricos) sobre gestão da qualidade (um artigo por cada aluno).

Resultados de Aprendizagem

Pretende transmitir-se aos alunos os conceitos de gestão da qualidade e qualidade total, as principais abordagens e modelos de gestão da qualidade, assim como o conhecimento de instrumentos de medição e avaliação da qualidade nas organizações públicas e privadas.

Pretende-se que os alunos dominem os conceitos da gestão da qualidade e outros conceitos associados, conheçam os modelos e sistemas de qualidade e saibam aplicar as métricas e formas de avaliação em casos práticos da vida das organizações modernas, valorizando, deste modo, a capacidade analítica e crítica do aluno.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Gestão da Qualidade: Enquadramento, Conceito e aplicabilidade

- Características e importância da qualidade

- Perspetiva histórica da gestão da qualidade: um século de evolução

- Principais abordagens da qualidade

-  Da Gestão da qualidade à Qualidade Total: Conceitos associados

II  Gestão da Qualidade de Serviço

- Conceito de serviço e características

- Modelos de qualidade de serviço

- Medição da qualidade de serviço

- Excelência como vantagem competitiva: Modelo da EFQM

III Planeamento e Implementação da Gestão da Qualidade

- Planear o sistema

- Implementação de um programa de qualidade total

- Abordagem japonesa à produtividade: o JIT

IV Medição, Avaliação e Melhoria da Qualidade

- Custos de prevenção, inspeção e de falhas

- Controle, inspeção e metrologia

- Técnicas e ferramentas do controle de qualidade

- Organização internacional de padronização: certificação ISO 9001:2008

V  Gestão da Qualidade e competitividade organizacional

- Outras abordagens versus Gestão da Qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Céu Colaço Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Bank, J. (1998). Qualidade Total – Manual de Gestão. Lisboa: Edições CETOP.

Branco, R.F. (2008). O Movimento da Qualidade em Portugal. Vida Económica: Porto.

Camp, R.C. (1993). Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Lda.

Dale, B. e Cooper, C. (1995). Qualidade Total e Recursos Humanos. Lisboa: Editorial Presença.

Castro, J.A.T., Cunha, A.C., e Leal, M.J. (2008). Organizações em tempo real – O papel dos sistemas de informação. Lisboa: Edições Sílabo.

Cruz, C. P. (2005). Balanced Scorecard: Concentrar uma organização no que é essencial! Porto: Vida Económica.

Pinto, A. R. (2007). Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo. Pinto, S. S. (2003). Gestão de Serviços: A Avaliação da Qualidade. São Paulo: Editorial Sílabo.