Métodos Estatísticos

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
01006051
Área Científica
Matemática Aplicada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática I, (Análise Matemática II).

Métodos de Ensino

Apoia-se essencialmente em aulas com carácter misto T e TP, em que à exposição da teoria se segue imediatamente a sua exercitação prática na resolução de problemas, seguindo a estratégia pedagógica apresentada em 3.3.6.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina proporciona duas grandes competências específicas, a saber:

1. Compreensão do que é uma previsão probabilística/estatística de um fenómeno, distinguindo-a de uma previsão determinística (já familiar) e reconhecendo os casos em que aquela se torna interessante/necessária; e

2. Capacidade para fazer algumas análises probabilísticas e estatísticas de fenómenos (cf. 3.5), empregando as teorias matemáticas das Probabilidades e da Estatística Indutiva. O foco é colocado na capacidade de aplicação versátil, eficaz e segura da teoria a uma grande variedade de problemas práticos com interesse para qualquer especialidade de engenharia e para a vida profissional em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

0. Porquê estudar Prob. e Estat. em engenharia?

1. PROBABILIDADES. 1.1. Conceitos de exp. aleatória e probabilidade (Clássico, Empírico), Leis das probab. 1.2. Variáveis Aleatórias. 1.2.1. Conceito e formas de caract. (F. de probab, densidade de probab. e distribuição, Momentos), e conceito de modelo de probab. 1.2.2. Mod. discretos: Uniforme, Binomial, Poisson. 1.2.3. Mod. contínuos: Uniforme, Exponencial, Normal, T-student, Qui-quadrado, F-Snedcor. 1.2.4. Funções determinísticas de variáveis aleatórias: Resultados analíticos (Finitos, Assimptóticos) e Método de Monte-Carlo.

2. ESTATÍSTICA INDUTIVA. 2.1. Obj. e Conceitos-base (População, Amostra, Estatísticas). 2.2. Estimação de parâmetros por intervalos de confiança: Estimadores amostrais (Conceito, Mét. de geração, Variável fulcral, Estimadores comuns, Estimação pontual), Intervalos de confiança (Mét. da Variável fulcral e Geral). 2.3. Testes de hipóteses: Paramétricos (Mét. geral) e Não-paramétricos (Teste do Qui-quadrado).

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Campos da Silva André

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os sistemas de avaliação por duas Frequências ou Exame são independentes. A resolução de um problema extra destina-se a defender uma nota superior a 18/20: 100.0%

Bibliografia

Probabilidades e Estatística para Engenharia (Probability and Statistics, In Portuguese), Jorge André (Ed. LIDEL - Edições Técnicas, 2008).

Material complementar ao livro-base: Errata, Soluções dos Problemas por Resolver (corrigidas), Resumos (material de consulta na avaliação), Tabelas (material de consulta na avaliação), Bibliografia complementar comentada, Provas de avaliação dos dois últimos anos (enunciados e correcções de referência).

Complementary material to the main bibliography: Errors list, Solutions of problems that are not solved, Comprehensive summaries of chapters (allowed the use in examinations), Tables (idem), Complementary bibliography commented, Examinations of the two previous years (questions and reference answers).