Gestão de Operações

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01006049
Área Científica
Engenharia Industrial
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Tratamento Estatístico de Dados.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas para exposição dos assuntos tratados nas disciplinas. Nestas aulas recorre-se a materiais audiovisuais para ilustrar os conceitos ensinados.

Aulas teórico práticas para resolução de problemas. Os problemas são selecionados de forma a se aproximarem dos que poderão ser encontrados na prática. A resolução de problemas é feita em grupo, estando o docente disponível na aula para ajudar os alunos a ultrapassarem as dificuldades sentidas.

São realizadas visitas de estudo para os alunos verificarem a aplicação prática dos assuntos abordados na disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos acerca de um conjunto de ferramentas quantitativas tipicamente utilizadas na área da gestão de operações. Essas ferramentas serão utilizadas na resolução de problemas abordadas em disciplinas a jusante no curso.

No final da unidade curricular o aluno deverá: (1) perceber a importância das previsões para o planeamento e saber fazer previsões com base em dados históricos; (2) conhecer as principais tipologias de layouts fabris e projectar layouts simples, (3) perceber a importância, vantagens e inconvenientes dos stocks e saber dimensioná-los para cenários sem e com incerteza e (4) perceber o conceito de projecto e saber planear a sua execução, essencialmente no que concerne ao fator tempo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Métodos de previsão: importância, erros de previsão, modelos causais (regressão linear), modelos baseados em séries temporais (decomposição clássica, amortecimento exponencial simples, modelos de Holt e de Holt Winters).

2. Layout fabris e linhas de montagem.

3. Gestão de stocks: importância, custos, modelos para procura determinística (modelo do lote económico, descontos de quantidade, reposição contínua) e probabilística (modelos para incerteza na procura, no prazo de entrega e na procura e prazo de entrega).

4. Gestão de projetos – O método PERT/CPM.

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Miguel Pires Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Silva C e Magalhães J. “Slides de apoio à disciplina de gestão de operações”.

Dilworth, J. (2003) “Operations Management – Design, planning and control for manufacturing and services”, Mc Graw Hill.

Roldão, V. S.  e Ribeiro, J. S. (2007) “Gestão de operações – Uma abordagem integrada”, Monitor.