Novas Ideias Empresariais
0
2017-2018
01006038
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Economia de empresas, Gestão financeira.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos associados aos assuntos abordados na unidade curricular, recorrendo aos meios áudio visuais disponíveis. Algumas aulas consistem em seminários proferidos por oradores convidados.
Nas aulas teórico-práticas serão discutidos casos de estudo que permitam ilustrar os diversos passos, desde a geração da ideia até à criação do negócio. Os alunos devem realizar ao longo do semestre vários trabalhos práticos. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão convidados a apresentar os seus trabalhos, sendo fomentada a discussão dos resultados entre os alunos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular consiste em dotar os alunos com conhecimento e competências na área do empreendedorismo, com particular enfoque na transformação de uma ideia de negócio numa realidade organizacional concreta. Após a realização desta unidade os alunos deverão ser capazes de:
(1) compreender o conceito de empreendedorismo e as perspectivas teóricas que o suportam;
(2) compreender e distinguir os vários tipo de empreendedorismo;
(3) compreender o processo de geração de ideias;
(4) Saber recolher a informação necessária para realizar uma análise de viabilidade da ideia e redigir um “draft” de um plano de negócios.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução ao empreendedorismo – o empreendedorismo e a sua importância; tipos de empreendedorismo; caracterização de empreendedorismo e empreendedor; o empreendedorismo em números.
Reconhecer oportunidades e gerar ideias de negócio.
Análise de viabilidade.
O plano de negócios.
Propriedade intelectual.
Métodos de Avaliação
Avaliação
3 Trabalhos: 50.0%
Frequência ou Exame: 50.0%
Bibliografia
Saraiva, P., Empreendedorismo, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.
Barringer, B., Preparing Efective Business Plans: An Entrepreneurial approach, Prentice Hall, 2009.