Elementos de Máquinas

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01006005
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Materiais, Mecânica dos Sólidos e Estruturas.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas faz-se a apresentação e desenvolvimento dos tópicos que correspondem ao conteúdo programático da disciplina. Aulas teórico-práticas são essencialmente orientadas para a aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas a problemas concretos. Nas aulas teórico-práticas procura-se que o aluno tenha uma participação activa sugerindo estratégias de resolução dos problemas propostos. Os alunos devem ainda fazer um pequeno projecto dum equipamento que inclua a grande maioria dos elementos de máquinas analisadas no conteúdo programático.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se dar ao aluno um conhecimento alargado dos diversos componentes mecânicos, e uma introdução ao cálculo de componentes mecânicos de reduzida complexidade abordando projecto estático e à fadiga. São apresentados métodos de cálculo estático e à fadiga, dimensionamento de veios e parafusos. Serão analisadas  de forma sumária as transmissões mecânicas, e ainda os rolamentos e a lubrificação. No final da disciplina, o aluno será capaz de fazer o dimensionamento de elementos mecânicos de pequena complexidade baseado em métodos analíticos e desenvolver o sentido crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos gerais: Modos de ruína dos materiais, Propriedades mecânicas dos materiais, Tensões admissíveis e coeficiente de segurança, Critérios de resistência, Factor de concentração de tensões;  Fadiga: Caracterização do processo, Curvas S-N, Parâmetros; Veios e outros dispositivos de transmissão: Dimensionamento à fadiga, Dimensionamento à deformação, Materiais, Chavetas, Uniões de veios; Parafusos: Tipos de roscas, Parafusos de movimento, Parafusos com pré-esforço, Ligações aparafusadas ao corte; Transmissões mecânicas: Parâmetros de desempenho e análise comparativa, Transmissões por engrenagens (Geometria, Análise cinemática, Análise dinâmica), Transmissões por correias (Geometrias, Análise dinâmica); Rolamentos: Tipos, Vida, Capacidade de carga, Selecção de rolamentos de esferas; Lubrificação e lubrificantes: Tipos de lubrificação; Lubrificantes (Propriedades e Classificação).

Docente(s) responsável(eis)

Diogo Mariano Simoes Neto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

C.M. Branco, J.A.M. Ferreira, J.D.M. Costa e A. Ribeiro “Projecto de Orgãos de Máquinas”, Ed. Fundação C. Gulbenkian, 2005.

R. C. Juvinal, K. M. Marshek, “Fundamentals of Machine Component Design”, Ed. John Wiley & Sons, 1991.

J. R. Shigley, C. R. Mischke, “Mechanical Engineering Design”, McGraw-Hill International Edition, 1989.

R. L. Norton, “Machine Design – an Integrated Approach”, Ed. Prentice Hall Inc., 1996.