Automação e Controlo Industrial

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005987
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Algebra Linear e Geometria Analítica, Análise Matemática I.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas

Apresentação dos conceitos relacionados com as temáticas abordadas na unidade curricular, seção 3.5. Este processo decorre com o auxílio de meios áudio visuais (apresentação de diapositivos e vídeos).

Nas aulas teórico-práticas são discutidos e resolvidos problemas relacionados com os temas abordados nas aulas teóricas (problemas de carácter prático). Além disso, os alunos são convidados a realizar e apresentar os seguintes trabalhos: programação de autómatos numa célula industrial.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Controlo Industrial é apresentada numa perspectiva de Automação Industrial, com o objetivo de introduzir a análise e projecto de sistemas de controlo industriais, de forma aplicada. É dado ênfase à realização prática dos assuntos abordados, nomeadamente pela utilização de autómatos programáveis aplicados a sistemas industriais (realização de trabalhos práticos). Depois desta disciplina pretende-se que os alunos estejam preparados para iniciar uma atividade industrial na área, estabelecer dialogo com especialistas, e ser capaz de operar e manter equipamentos automáticos industriais.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Automação Industrial: motivação, controlo de processo, componentes e interfaces; Hidráulica e Pneumática; Componentes da Automação Industrial: actuadores, motores e sensores; Controlo de Processo. Sistemas em malha-aberta e em malha-fechada; Análise de sistemas e função de transferência; Controladores automáticos industriais (On/Off, P, PI PD e PID). Sintonia de controladores PID; Autómatos Programáveis. Constituição, organização e programação. Sistemas de entrada e saída: interfaces; Programação de Autómatos Industriais. Conjunto de instruções e exemplos (utilizam-se autómatos Siemens da família S7-200 e S7-300, e autómatos OMRON); Requisitos para a automação industrial: onde, como e quando.

Docente(s) responsável(eis)

José Luís Ferreira Afonso

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Automação Industrial, J. Norberto Pires, ETEP – Edições Técnicas e Profissionais, Lidel, 2002.

Automated Manufacturing Systems, S.B. Morriss, McGraw Hill, 1994.

Modern Control Engineering (5th Edition), Katsuhiko Ogata, Prentice Hall, 2009.