Escavações Urbanas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02029048
Área Científica
Construção Civil e Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas de carácter teórico com exposição das teorias e métodos com referência frequente a casos de obra. Em complemento são propostos trabalhos de dimensionamento de alguns tipos de estruturas de suporte. Visitas a obras. Exame final versando essencialmente sobre questões teóricas e e de conceção de soluções.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimento: Descrever o comportamento das estruturas de suporte de terras flexíveis. Compreensão: Identificar os métodos de análise e dimensionamento e selecionar as soluções construtivas mais adequadas. Aplicação: Desenvolver soluções estruturais para diferentes cenários. Análise: Comparar soluções estruturais atendendo aos condicionamentos de projeto. Síntese: Propor soluções alternativas com base em critérios de qualidade e sustentabilidade. Avaliação: Criticar soluções e recomendar novas propostas com vantagens face a elas. PROJECTO EM ENGENHARIA Elaboração de projetos  envolvendo a escolha das soluções, incluindo o faseamento construtivo e o plano de observação. INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA Aplicação de métodos avançados de análise, discussão da sua aplicação face aos atuais regulamentos e confrontação com os resultados de métodos clássicos. PRÁTICA EM ENGENHARIA Aprendizagem da organização dos processos relacionados com o projeto de estruturas de suporte de terras flexíveis.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de estrutura de suporte de terras flexível. Interação solo-estrutura. Efeito de arco em solos. Exemplos de estruturas de suporte de terras. 2. Cortinas autoportantes (cantilever). 3. Cortinas dotadas de um apoio estrutural junto do topo. 4. Cortinas associadas a vários níveis de escoras. 5. Cortinas associadas a vários níveis de ancoragens pré-esforçadas. 6. Soluções construtivas. Cortinas de estacas-pranchas, de estacas, de paredes moldadas, "tipo Berlim" e poços de grande diâmetro com escavação sequencial. Soluções com tratammento do solo (jet-grouting, cutter-soil-mixing, etc.). 7. Instabilidade do fundo de origem hidráulica. Instabilidade do fundo em escavações em solos argilosos moles. 8. Estabilidade de cortinas ancoradas sob ações verticais. Estabilidade global. 9. Ancoragens pré-esforçadas. 10.  Escavações pregadas.  11. Observação de escavações. 12. Movimentos associados a escavações e métodos para o seu controlo.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

M. Matos Fernandes; Estruturas de Suporte de Terras, FEUP, 1990

Malcolm Puller; Deep Excavations - A Pratical Manual, Thomas Telford, 1996.

Matos Fernandes, M. . Deep urban excavations in Portugal: practice, design, research and perspectives. Soils & Rocks, Vol. 33, nº 3, pp. 115-142, 2010.