Mecânica dos Sólidos e Estruturas

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005930
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática I e Física I.

Métodos de Ensino

A Mecânica dos Sólidos e Estruturas é uma disciplina onde são abordados conceitos básicos não só para outras disciplinas leccionadas nos anos seguintes da Licenciatura mas também para quem no futuro tiver que projectar elementos estruturais. Por este motivo a presença dos alunos nas aulas parece-nos essencial já que o acompanhamento contínuo da matéria auxilia a sua compreensão e apreensão, condições fundamentais para um bom aproveitamento na disciplina. Assim, todos os alunos que não tenham o estatuto de trabalhadores estudantes ficarão sujeitos ao regime de marcação de presenças.

Resultados de Aprendizagem

A Mecânica dos Sólidos e Estruturas estuda o comportamento de elementos estruturais atendendo às suas condições de utilização e às solicitações a que estão sujeitos. Quanto aos seus objectivos pode definir-se como a disciplina que fundamentalmente verifica a estabilidade dos elementos estruturais, conhecidas as solicitações exteriores e os materiais utilizados na sua construção através da análise dos estados de tensão e deformação a que esses elementos ficam sujeitos.

O programa está estruturado de modo a que os alunos fiquem com uma ideia de como se dimensionam elementos estruturais simples como barras, vigas ou veios.

Estágio(s)

Não

Programa

Elasticidade. Tensor das tensões. Conceito de tensão, componentes cartesianas, equações de equilíbrio, tensões principais, mudança de eixos, estado tridimensional de tensão e circulo de Mohr. Tensor das deformações. Conceitos de deformação, deformações principais, equações de compatibilidade e circulo de Mohr. Relações tensões-deformações. Lei de Hooke generalizada, constantes elásticas do material. Critérios de resistência. Peças lineares. Esforços axiais: tração e compressão. Flexão de vigas. Critérios de Von Mises e de Tresca. Momentos fletores e esforços transversos. Distribuição de tensões. Deformações. Deformada, métodos analíticos e numéricos. Torção de veios: veios circulares não circulares. Combinação de esforços. Vigas contínuas. Método das forças.

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Nuno Madeira Soares Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Sousa Cirne J. M., Apontamentos de Resistência de Materiais (Estática) – Parte I;

Sousa Cirne J. M., Apontamentos de Resistência de Materiais - Parte II;

Beer, F.P., Johnston, E.R., Eisenberg, E.R., Mecânica Vectorial para Engenheiros - Estática, 7ª Edição, McGraw-Hill;

Beer, F.P., Johnston, E.R.; DeWolf J.T. Resistência dos Materiais, 4ª Edição,  McGraw-Hill;

J.F. Silva Gomes Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais, Edições INEGI, Porto.