Sintese e Caracterização Química

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018858
Área Científica
Tecnologia dos Processos Químicos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição oral – os conceitos teóricos serão explicados usando suportes audiovisuais (principalmente apresentações em powerpoint). Sempre que possível serão feitas algumas demonstrações nas aulas.

Aulas laboratoriais – serão apresentados processos industriais e projetos de investigação em curso

Sessão dúvidas – sempre que os estudantes o pretendem serão agendadas aulas para que possam esclarecer dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende fornecer aos estudantes uma introdução a materiais poliméricos abordando as vertentes mais importantes que se centram nos métodos de síntese, caracterização e aplicação. Será efectuada uma ligação estreita entre a matéria leccionada e vários projetos de investigação a decorrer nesta área. Os objetivos principais desta unidade curricular são: a aquisição de conhecimentos/competências básicas e específicas nas áreas de síntese de materiais poliméricos, segundo estrátegias de polimerização convencionais e avançadas; aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos/competências básicas e específicas em diversas técnicas de caracterização de materiais poliméricos ao nível estrutural; a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos/competências básicas e específicas no estabelecimento de relações lógicas entre as diferentes estruturas dos materiais poliméricos e as suas propriedades.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução, definições e classificação de polímeros. Síntese de materiais poliméricos; mecanismos de polimerização. Métodos de síntese avançada de polímeros (polimerização radicalar viva e “Click Chemistry”). Síntese de estruturas complexas. Processos de polimerização. Copolimerização; Métodos de modificação de polímeros. Biopolímeros; Polímeros Inteligentes (exemplos, aplicações em nanotecnologia). Análise estrutural de polímeros (RMN, FTIR e Maldi-TOF). Determinação de pesos moleculares e sua distribuição. Síntese de materiais nanoestruturados por tecnologia de sol-gel. Química sol-gel utilizando alcóxidos de silício e sais metálicos. Mecanismos físico-químicos. Factores decisivos. Propriedades e aplicações de aerogéis. Preparação de aerogéis híbridos de base sílica. Aula práticas (demonstração de processos industriais - “Scale-down e caracterização estrutural, térmica e mecânica de polímeros). Seminário(s) dado por orador(es) convidado(s).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Um trabalho: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Stevens, M.P. Polymer Chemistry - An Introduction. 3rd ed, Oxford University Press, 1999.

Fried, J.R. Polymer Science and Technology, 2nd ed. Prentice Hall PTR, 2007.

Cowie, J.M.G.; Arrighi, A. Polymers: Chemistry and Physics of Modern Materials, 3rd edition, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2008.