Introdução ao Projeto Mecânico

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005902
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciência dos Materiais, Resistência de Materiais, Mecânica Aplicada.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas faz-se a apresentação e desenvolvimento dos tópicos que correspondem ao conteúdo programático da disciplina. Aulas teórico-práticas desenvolvem aplicações dos conceitos ministrados nas aulas teóricas a problemas concretos, procurando-se que o aluno tenha uma participação activa sugerindo estratégias de resolução dos problemas propostos. Os alunos devem ainda fazer um pequeno projecto dum equipamento focado essencialmente no dimensionamento e será realizado em parte nas aulas e maioritariamente em horário extra aulas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se dar ao aluno um conhecimento vasto e integrador de cálculo de componentes mecânicos em projectos de média complexidade, abordando projecto estático e à fadiga. São apresentados métodos de cálculo para elementos de ligação e transmissão mecânica. No final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de fazer o dimensionamento de elementos mecânicos, nomeadamente juntas soldadas, ligações aparafusadas, veios e chavetas. Deve ainda desenvolver capacidade para a seleção criteriosa de rolamentos e uniões de veios.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Metodologias de projeto, Dimensionamento à resistência, Concentração de tensões, Dimensionamento à rigidez, Critérios de cedência, Tenacidade à fratura. Fadiga: Ensaios, Curvas S-N, Fadiga a baixo número de ciclos, Parâmetros de fadiga, Tensão admissível de fadiga para amplitude de tensão constante, Dimensionamento para solicitações biaxiais de flexão e torção, lei de Miner. Veios e Uniões: Dimensionamento de veios para cargas estáticas e à fadiga, Dimensionamento à deformação, Velocidade crítica, Chavetas, Uniões de veios. Rolamentos: Tipos, Vida e capacidade de carga, Seleção de rolamentos rígidos de esferas e de contacto angular com base na vida nominal. Parafusos: Parafusos de movimento, Dimensionamento, Parafusos com pretensão, Parafusos à fadiga, Parafusos sujeitos a carregamentos excêntricos. Ligações Soldadas: Tipos de juntas, Cálculo estático de juntas soldadas, Cargas fora do plano dos cordões, Dimensionamento à fadiga, Melhoria da resistência à fadiga. 

Docente(s) responsável(eis)

Diogo Mariano Simoes Neto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

C.M. Branco, J.A.M. Ferreira, J.D.M. Costa e A. Ribeiro “Projecto de Orgãos de Máquinas”, Ed. Fundação C. Gulbenkian, 3ª ed, 2008.

R. C. Juvinall, K. M. Marshek, “Fundamentals of Machine Component Design”, 5ª Edição,  John Wiley & Sons, 2012.

- J.E. Shigley, C.R. Mischke, R.G. Budynas, Projeto de engenharia mecânica, 7ª ed. - Porto Alegre: Bookman, 2005.

R. L. Norton, “Machine Design – an Integrated Approach”, 3ªEdiçao, Prentice Hall Inc., 2006.

K. S. Eduards, Jr. and R. B. McKee, “Fundamentals of Mechanical Component Design”, Ed. McGraw-Hill Int., 1991.