Seminário de Ciência e Tecnologia de Polímeros

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018842
Área Científica
Tecnologia dos Processos Químicos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O doutorando participará em seminários de quadros convidados de empresas, nacionais e estrangeiros, e de investigadores com experiência relevante na área do programa doutoral.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como objetivo fazer com que os estudantes contactem com temas diversos da Ciência e Tecnologia de Polímeros, nas vertentes de: i) investigação fundamental e aplicada, ii) casos de estudo de I&D&I em contexto industrial – dar-se-á prioridade a casos descritos na primeira pessoa, e iii) produtos e tecnologias de produção e transformação. Serão convidados investigadores e quadros da indústria, nacionais e estrangeiros, que apresentarão atividades de investigação, desenvolvimento de produtos, processos e soluções e que darão a sua visão sobre o tecido empresarial nacional e internacional do sector e as tendências da indústria e de I&D. Os estudantes complementarão assim os seus conhecimentos e competências, contactando com I&D de nível internacional, com casos reais do mundo empresarial e com as tendências da indústria e da I&D atuais. Pretende-se ainda que os estudantes alarguem a sua rede de contactos com técnicos de referência ligadas à área da sua formação.

Estágio(s)

Não

Programa

Os estudantes participarão em Seminários dados por investigadores e quadros empresariais em que serão abordadas atividades de I&D&I, casos de estudo de produtos, processos e soluções industriais, visão da indústria nacional e internacional de polímeros e tendências de I&D. Serão convidados investigadores das universidades que integram o plano doutoral e doutras instituições que desenvolvem atividades de investigação relevante, nacionais e estrangeiros, assim como quadros das empresas que integram a ARCP (Associação Rede de Competência em Polímeros) e outras (por exemplo: Flupol, Colquímica, Continental, Colep…)

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação desta UC é presencial, ou seja, assume-se que o estudante desde que esteja presente adquire as competências previstas para esta atividade: 100.0%

Bibliografia

• Fried, Joel R.; Polymer Science & Technology, 3rd ed., Prentice-Hall, 2014.

• Brazel, C.S., Rosen, S.L.; Fundamental Principles of Polymeric Materials, 3rd ed., Wiley, 2012.

• Carraher, C.E.; Carraher’s Polymer Chemistry, 9th ed., CRC Press, 2013.

• L. H. Sperling; Introduction to Physical Polymer Science, 4th ed., Wiley, 2006.