Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018831
Área Científica
Tecnologia dos Processos Químicos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O estudante elaborará, sob orientação tutorial, um relatório escrito sobre o tema de investigação escolhido para a subsequente Tese. O documento deve incluir, entre outros elementos, o estado da arte, os objetivos, a descrição do(s) problemas(s) que se pretende resolver, as técnicas, metodologias e ferramentas informáticas e computacionais de suporte a utilizar, o plano de atividades, os resultados esperados e os indicadores previstos, incluindo as implicações éticas e sociais.

Resultados de Aprendizagem

Projeto de Tese que versa sobre o tema de investigação escolhido para a subsequente Tese, tem a forma de um documento escrito, devendo incluir, entre outros elementos, o estado da arte, os objetivos, a descrição do(s) problemas(s) que se pretende resolver, as técnicas, metodologias e ferramentas informáticas e computacionais de suporte a utilizar, o plano de atividades, os resultados esperados e os indicadores previstos, incluindo as implicações éticas e sociais.

Serão assim desenvolvidas competências, nomeadamente: a) em análise e síntese; b) em comunicação oral e escrita; c) em gestão da informação; d) em raciocínio crítico; e) criatividade, iniciativa e espírito empreendedor; f) em planear e investigar.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se que seja apresentado um trabalho que será resultado de uma exaustiva pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido para a Tese. Deve ser abordado o estado da arte relativo ao trabalho de investigação a realizar, bem como o percurso experimental que ele implica, incluindo metodologias a adotar, ferramentas de suporte a utilizar e implicações éticas e sociais dos resultados obtidos. Pretende-se também que o documento final evidencie com clareza os objetivos que se pretendem alcançar, as lacunas que o trabalho irá colmatar e o impacto que irá ter na área de estudo correspondente.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A defesa do Projeto de Tese será feita perante um júri de, pelo menos, três elementos, integrando um especialista na área de conhecimento abrangida pelo tema de tese proposto: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia depende do tema de Tese escolhido mas inclui livros de referência, artigos científicos – disponíveis através das bases de dados, patentes e documentos técnicos.