Iniciação à Investigação em Ciências e Tecnologia de Polímeros

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018803
Área Científica
Tecnologia dos Processos Químicos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A exposição de conceitos teóricos será feita através de seminários, palestras, workshops e cursos breves, proferidas por professores, colegas doutorandos e/ou cientistas e especialistas convidados. Será solicitado que sejam expostos exemplos reais de aplicação, por forma a tornar as sessões esclarecedoras e interativas. Nos seminários sobre técnicas e equipamentos laboratoriais prevê-se uma parte laboratorial, com explicação sucinta do manuseamento do equipamento, potencialidades do software e análise de resultados.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante desenvolva competências relevantes para a realização de trabalhos investigação, envolvendo todas as fases do processo científico, desde a pesquisa do estado da arte e o planeamento experimental até à proteção de propriedade intelectual, passando pela formulação da hipótese, experimentação, análise critica e conclusão. O doutorando participará em seminários técnicos sobre equipamentos laboratoriais, ferramentas de pesquisa e gestão bibliográfica, ferramentas informáticas de modelação, que complementarão as áreas abordadas nas unidades optativas do ciclo de estudos. Tomará assim contacto com a maioria dos tópicos considerados fundamentais para a investigação científica e que lhe serão indispensáveis para a realização do trabalho de Tese.

Estágio(s)

Não

Programa

O doutorando assistirá a apresentações científicas, Seminários, palestras, workshops e cursos breves, de colegas doutorandos e/ou cientistas e especialistas convidados, sobre diversos temas fundamentais para o exercício da investigação científica, nomeadamente:

- Planeamento experimental, raciocínio científico e análise critica dos resultados;

- Técnicas e equipamentos laboratoriais (ex: FTIR, GPC/SEC, DLS, DSC, DMA, etc);

- Estratégias de apetrechamento, equipamento e manutenção de infraestruturas laboratoriais;

- Técnicas analíticas avançadas;

- Metodologias e ferramentas de pesquisa e gestão bibliográfica;

- Propriedade intelectual;

- Plataformas informáticas de processamento de informação e de tratamento de dados e resultados, incluindo modelação matemática;

- Sustentabilidade de processos e projetos de investigação.

O estudante deverá ainda participar em sessões de análise de artigos e de problemas propostos pelas empresas, sobre o qual o estudante deverá emitir opinião crítica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
1. Análise e discussão de um artigo científico na área da Ciência e Tecnologia de Polímeros e proposta de um projeto de investigação; 2. Desenvolvimento de diagnóstico de um problema lançado por uma empresa do programa, onde deverão contribuir para a compreensão do problema e sugerir soluções apropriadas. Em ambos os casos, prevê-se uma apresentação oral: 100.0%

Bibliografia

• Fried, Joel R.; Polymer Science & Technology, 3rd ed., Prentice-Hall, 2014.

• Brazel, C.S., Rosen, S.L.; Fundamental Principles of Polymeric Materials, 3rd ed., Wiley, 2012.

• Carraher, C.E.; Carraher’s Polymer Chemistry, 9th ed., CRC Press, 2013.

• L. H. Sperling; Introduction to Physical Polymer Science, 4th ed., Wiley, 2006.