Empreendedorismo e Gestão
1
2016-2017
03018798
Gestão e Administração
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular os estudantes assistirão a seminários de membros empresariais convidados, no sentido de serem familiarizados com os conceitos básicos subjacentes ao empreendedorismo e espírito empresarial, com foco na gestão de recursos humanos. Os seminários serão presenciais, onde será solicitado que sejam dados exemplos da realidade empresarial e a participação ativa dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Nesta Unidade Curricular pretende-se familiarizar os estudantes com as ferramentas essenciais à avaliação e implementação de novos negócios. É objetivo estratégico da unidade curricular a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule a preparação para o mundo empresarial. Além disso, esta Unidade Curricular terá uma forte componente em gestão de projetos e recursos humanos. Serão assim desenvolvidas competências em trabalho em grupo, relações interpessoais, liderança de equipas e adaptabilidade a novas situações.
Estágio(s)
NãoPrograma
O doutorando assistirá a Seminários ministrados por membros empresariais com experiência na liderança de equipas de I&D, gestão de projetos de I&D e diretores de recursos humanos e jovens empreendedores representantes de start-ups. Nos seminários serão abordados diversos temas relacionados com o empreendedorismo e gestão, nomeadamente:
- O processo empreendedor, a forma de pensar, raciocinar e agir dos empreendedores;
- Aplicação de métodos para gerar produtos e serviços inovadores;
- Gestão de projetos de I&D;
- Gestão de recursos humanos: interação do líder com a equipa de investigação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será feita mediante a elaboração de um trabalho de grupo que consistirá na elaboração e apresentação escrita e oral de um Plano de Negócios de uma nova empresa: 100.0%
Bibliografia
William Bygrave, Andrew Zacharakis; Entrepreneurship. ISBN: 978-0-471-75545-6, 2014.
Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli; New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0, 2011.