Empreendedorismo e Gestão

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018798
Área Científica
Gestão e Administração
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular os estudantes assistirão a seminários de membros empresariais convidados, no sentido de serem familiarizados com os conceitos básicos subjacentes ao empreendedorismo e espírito empresarial, com foco na gestão de recursos humanos. Os seminários serão presenciais, onde será solicitado que sejam dados exemplos da realidade empresarial e a participação ativa dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular pretende-se familiarizar os estudantes com as ferramentas essenciais à avaliação e implementação de novos negócios. É objetivo estratégico da unidade curricular a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule a preparação para o mundo empresarial. Além disso, esta Unidade Curricular terá uma forte componente em gestão de projetos e recursos humanos. Serão assim desenvolvidas competências em trabalho em grupo, relações interpessoais, liderança de equipas e adaptabilidade a novas situações.

Estágio(s)

Não

Programa

O doutorando assistirá a Seminários ministrados por membros empresariais com experiência na liderança de equipas de I&D, gestão de projetos de I&D e diretores de recursos humanos e jovens empreendedores representantes de start-ups. Nos seminários serão abordados diversos temas relacionados com o empreendedorismo e gestão, nomeadamente:

- O processo empreendedor, a forma de pensar, raciocinar e agir dos empreendedores;

- Aplicação de métodos para gerar produtos e serviços inovadores;

- Gestão de projetos de I&D;

- Gestão de recursos humanos: interação do líder com a equipa de investigação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será feita mediante a elaboração de um trabalho de grupo que consistirá na elaboração e apresentação escrita e oral de um Plano de Negócios de uma nova empresa: 100.0%

Bibliografia

William Bygrave, Andrew Zacharakis; Entrepreneurship. ISBN: 978-0-471-75545-6, 2014.

Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli; New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0, 2011.