Design de Meios Interativos

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01016038
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria do Design, Tipografia em Meios Digital, disciplinas de Programação, Tecnologias da Internet, Engenharia de Software.

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se em apresentações teóricas de conceitos, modelos, métodos e instrumentos, combinada com exercícios de aplicação prática em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de etapas de um pequeno projecto ao longo do semestre, em grupo, onde o estudante exercita as técnicas, e as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas. Este processo inclui sessões de apresentação e crítica, com feedback dos pares e do docente.

Resultados de Aprendizagem

Através desta unidade curricular os estudantes terão uma introdução aos conceitos fundamentais para compreender e projectar a interação entre humanos e os media computacionais. O estudante deverá: - Compreender o conceito de meio e as potencialidades dos meios computacionais, dos meios no contexto da actividade humana, e os media enquanto prática cultural; - Compreender e aplicar conceitos, modelos e técnicas, essenciais para a organização de um processo de Design de Interação centrado no utilizador; - Desenvolver competências de prototipagem enquanto estratégia de pesquisa e criatividade no design da experiência; - Aplicar os conceitos de usabilidade, envolvência e participação, nas técnicas de avaliação da experiência de uso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve introdução ao estudo dos Media e às potencialidades/affordances dos Media Computacionais;

2. Introdução aos modelos da performance humana com base na teoria cognitiva;

3. O Design de Interacção e os seus motivos: comunicação, colaboração, consciência, condução, expressão, envolvência, participação;

4. A organização do processo de Design de Interacção centrado no utilizador: métodos, papéis, fases, dependências, estimação e planeamento;

5. Conhecer os utilizadores, as suas motivações e necessidades;

6. A prototipagem de meios interactivos enquanto estratégia exploratória de Design;

7. Introdução ao conceito de usabilidade e aos métodos de avaliação da experiência de uso.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

McLuhan, M (2007). Understanding Media

Murray, J (2011). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice

Preece, Rogers and Sharp (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

Moggridge, B (2007). Designing Media.