Projeto 4 - Multimédia Interativo
3
2022-2023
01016005
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
12.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Projeto 1, Projecto 2 e Projecto 3.
Métodos de Ensino
Cada grupo desenvolverá um projecto com base na investigação de um tema, com apresentações e critica entre pares a intervalos regulares correspondendo a fases do projecto. Neste projecto os alunos ensaiarão a concepção e produção do discurso projectual, a prototipagem, a incorporação da tecnologia e a avaliação da experiência, como elementos de avaliação. Aulas teóricas serão usadas para apresentação e discussão de projectos de design de referência na literatura especializada bem como introdução às tecnologias utilizadas.
Resultados de Aprendizagem
- Desenvolver competências na prática multidisciplinar do design de interação, com foco na envolvência e participação dos públicos, na concepção de novos media computacionais, em contextos expressivos ou de entretenimento interactivo; - Entender a confluência das disciplinas de Arte, Design e Tecnologia enquanto experiências de comunicação, aplicando noções de tempo, espaço, identidade, linguagem, som, narrativa, cenografia, como componentes centrais para as teorias da imagem em movimento, no design de experiências exploratórias num espaço cenográfico definido; - Conhecer os conceitos e mobilizar as tecnologias 2D/3D, VR-AR-MXR, ambientes sensoriais, performance expandida e instalação interactiva; - Conhecer as noções abstractas de harmonia, melodia e ritmo, as linguagens do design de som e o seu papel na envolvência e imersão; - Aplicar conceitos e tecnologias na construção e crítica reflexiva de programáticas audiovisuais complexos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Confluência das disciplinas de Arte, Design e Tecnologia enquanto experiências de comunicação; 2. Metodologias de planeamento e desenvolvimento de projeto em meios computacionais; 3. Preparação de conteúdos para narrativas digitais interactivas (edição, guionismo, prototipagem); 4. Noções de tempo, espaço, identidade, linguagem, som, narrativa, cenografia, nas teorias da imagem em movimento; 5. Conceitos e tecnologias 2D/3D, VR-AR-MXR, ambientes sensoriais, performance expandida e instalação interactiva, cross-media; 6. Aplicação de noções elementares de harmonia, melodia e ritmo, a programas audiovisuais complexos; 7. Técnicas de prototipagem. 8. Avaliação da experiência e análise crítica reflexiva no projecto de programas audiovisuais complexos.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José Mendes Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
BOLTER, David and GRUSIN, Richard. (2000) Remediation: Understanding New Media. The MIT Press. KITTLER, Friederich. (1999)Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press: s.l..
PLATZER, Frédéric. (2006) Compêndio de Música. Edições 70.
BULLIVANT. L. (2005) Responsive ambients,
VVAA. Victoria & Albert Museum Editions.
MANOVICH. Lev. (2009) The Language of New Media. MIT Press.
WATERS, John L. (1997) Sound, Code, Image. in Eye nº26. Ed. Max Bruinsma.